25 de julho de 2012

A força e a coragem

Tenho a sorte de pertencer a uma família (directa e alargada - onde se incluem aqueles amigos especiais que nos acompanham a vida inteira) com muitas mulheres cuja força e coragem são, no mínimo, inspiradoras.
Umas mais que outras mas por norma, todas elas com grandes exemplos e feitos ao longo da vida.

Já aqui falei na G que teve a surpresa da vida dela há pouco mais de um mês. As surpresas continuam a surgir e a força - tanto a dela como a de todos que com ela partilham estes tempos - teve e tem que se reforçar e reinventar a cada momento.
Muitas vezes o cansaço foi tanto que achámos que não conseguiríamos fazer o caminho a seu lado, mas conseguimos sempre, o nosso cansaço, por maior que fosse, nunca teve comparação com o dela.

Dentro do possível continua a correr tudo bem, e, não posso deixar de admirar e exaltar a condição feminina e a coragem das mulheres que passam por estas mutilações e continuam com as suas vidas porque têm filhos, netos, pais, maridos, irmãos que delas precisam.
Talvez venha daí, o facto de olharmos para fora, para os outros, para quem precisa de nós que nos dá aquela força suficiente para continuar sem sequer parar um bocadinho e lamber as feridas. Aquela força que os actos de entrega desprovidos de egoísmo de quem vive para os outros, tão bem sabem dar.
Mas o contrário também existe,  de quem tem tanto por que viver, multidões de gente em volta que se preocupa e luta e ajuda e mesmo assim não chega, e definham e rebentam com tudo ao seu redor.
Ou talvez o meio termo, talvez a grande maioria tenha um bocadinho de ambos cá dentro. Seja como for, a verdade é que a escolha que fazemos é que vai ditar o caminho que se abrirá à nossa frente.

Por muito que queiramos que as pessoas sigam determinado caminho, a escolha é sempre de quem caminha. A nós resta-nos ir ao íntimo de nós buscar força e apoiar seja o que for. Opinar apenas quando nos for pedido e abrir espaço (mental e emocional) para ajudar a decidir (nunca condicionando) em consciência a quem de direito.

A Viagem completa-se com os vários caminhos que se trilham, as etapas sucedem-se. Por aqui avizinham-se uma quantas bem difíceis, nós, permanecemos.
Mulheres corajosas é o que é.

2 comentários:

  1. É impressionante como não deve haver ninguém que não tenha a sua vida ou a de alguém querido que não seja marcada pelo cancro. Força.

    ResponderEliminar
  2. Acho que para onde quer que se olhe, são cada vez mais as pessoas que infelizmente passam por isto. Talvez estejamos cada vez mais a viver a vida de maneira errada.
    Obrigada.

    ResponderEliminar

ideias caídas das nuvens