26 de julho de 2012

Os avós

Os avós são seres humanos com todas as virtudes e defeitos inerentes à qualidade humana.
E tantas serão as opiniões quantas as pessoas a quem se perguntar "o que é ser avó/avô?"
Ficará bem dizer que são seres brilhantes, fiéis depositários da história e conhecimento de gerações, que são agregadores, conciliadores, exemplos de trabalho e sacrifício pela família, etc. E muitos serão certamente, já outros, serão outras coisas.
Para mim, são/foram realmente grandes pessoas que muito lutaram pela família, à sua maneira, e à luz do conhecimento que tinham ou lhes foi permitido adquirir. Tenho para mim que os elementos mais agregadores são os que mais dificuldades passaram... certo ou errado, é a experiência que tenho.
Praticamente não conheci dois dos quatro "elementos", o pai do meu pai acho que só o vi uma vez - no meu baptizado. A mão da minha mãe deixou-nos muito cedo, tinha eu três anos. Dela guardo no entanto uma memória muito vívida já perto do final. Por tudo o que contam dela, tenho a certeza que adoraria tê-la por perto. Sinto desde sempre umas saudades inexplicáveis. Sinto que me fez e faz muita falta. Sinto que me compreenderia na perfeição.
Tanto a mãe do meu pai, como o pai da minha mãe, foram a minha ligação ao passado. Tive a sorte de conviver com eles ainda durante bons anos, e através deles conheci melhor a história da família, de onde venho, do que somos feitos.
Se do avô adquirimos noções sobre a sociedade e o trabalho que se fazia, já da avó fica-se a saber das relações familiares quem era como era e de quem tinha a audácia de fazer ou dizer o menos aceitável.
Seja como for, tenho muitas saudades de todos, do que tive e do que nunca cheguei a ter, gostava de ter sabido mais, de ter conhecido melhor. Gostava de ter apreciado mais, de ter reconhecido com mais entrega aquilo que eles nos quiseram dar. Gostava de ter tido a noção de que por muito que o meu pai ou mãe tivessem partilhado muitos dos momentos, não é nunca a mesma coisa contado de outro ponto de vista.
Fazem-me falta, tenho tantas saudades. Estejam onde estiverem, amo-vos muito, aos quatro.
Obrigada por tudo o que foram, tenho muito orgulho por ser a vossa continuidade, só espero estar à altura.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ideias caídas das nuvens