10 de novembro de 2013

Marmelada e bolo de romã




E fiz finalmente a marmelada para aproveitar os marmelos. Gostei tanto que acho que este ano é nisto que vou apostar para o Natal. 
Inspirei-me  nesta receita, depois de cozidos os marmelos, devidamente escorridos e triturados tinha 350 gr de puré. Adicionei 200 gr de açúcar mascavado. Tinha pensado adicionar dois terços (de açúcar) do peso dos marmelos mas fiquei-me pelas 200 gr e com algum receio, se por um lado me parecia muito em termos de doce, por outro tive receio de não conseguir obter o ponto. Mas ficou bom e será este o rácio a repetir.

O bolo de romã foi para aproveitar a caixa de romãs - mas uma romã grande é suficiente. A receita foi daqui. Não foi das minhas primeiras escolhas quando comecei a busca porque não gostei da fotografia. E cobertura com leite condensado para mim é de excluir, sempre detestei o sabor do leite, mas de entre todas as que vi, agradou-me a mistura dos ingredientes, e cobertura só quando o rei (ou o piolho) faz anos. 
Demora um bocadinho mais a cozer mas fica tão bom.... Ah, claro, 1/2 chávena de açúcar mascavado em vez das duas da receita, (para nós) é suficiente e não chateia nada o resultado final. A farinha foi metade trigo e metade espelta integral. Ficou mesmo bom e nunca me teria lembrado de fazer um bolo de romã.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ideias caídas das nuvens