7 de setembro de 2012

Falemos um bocadinho de chuchas





aqui falei de Estocolmo, nascida numa ilha, rapidamente se estendeu pelas outras em volta. São catorze ilhas que hoje compõem a cidade. Numa dessas ilhas - Djurgarden - existe um parque enorme que se chama Skansen. Skansen é simultaneamente um parque, um jardim zoológico  e um museu ao ar livre. Foi construido com a intenção de preservar a memória cultural e o modo de vida da Suécia dos últimos séculos. Aqui encontram-se mais de uma centena de construções originárias de todo o país que foram desmontadas, trazidas e reconstruidas peça a peça dentro do parque. E aí existem também algumas reproduções de pequenas cidades e oficinas com os seus artesão.
No jardim zoológico não vamos ver leões, elefantes ou girafas, os animais são maioritariamente espécies escandinavas (há que ter em conta o rigor do Inverno).
Mas e o que é que tudo isto poderá ter a ver com as benditas chuchas?
Como diz o meu filho: "Eu expico!"
Dentro de Skansen existe Liil -Skansen, e Liil-Skansen é um jardim zoológico para crianças (que desde Março deste ano está em funcionamento o ano todo - incluindo agora o Inverno). Lá as atracções são os bichinhos que mais despertam a curiosidade dos nossos pequeninos, incluindo, todos os mais recentes habitantes - as crias de todas as espécies, com a vantagem de lhes poderem tocar e fazer muitas festinhas.
Toda esta conversa porque em Liil-Skansen existe um pequeno espaço onde gatinhos e coelhinhos pequeninos, pedem com aqueles olhos enormes... as chuchas! Ah pois é, são espertos estes suecos. E resulta, se resulta, é um mar de chuchas por todo o lado. Grinaldas de chuchas cobrem as árvores.
Não há criança que chegada a hora, vá a Liil-Skansen e não se sinta sensível  à "dor" do bichinho, que não ache que precisa mais da chucha que o pobre bicho.
Por cá, o nosso zoo ainda não se lembrou de uma coisa assim, podemos sempre tentar um caminho do género, mas como em tudo, muitos fazem mais do que um ( ou assim se espera), e é mais fácil um fazer porque outros fizeram, do que ser o pioneiro a abdicar do maior tesouro da sua vida.
Haja força, paciência e sabedoria, tudo se resolverá, tenho fé!

2 comentários:

  1. Na quinta pedagógica dos olivais há uma arvore das chuchas. É uma coisa mais pequena, modesta e trapalhona, mas o conceito é o mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que giro, não sabia, ainda lá não consegui ir. Espero que dê resultado.

      Eliminar

ideias caídas das nuvens