2 de junho de 2011

Apelo Nacional


Anda por aí a circular na net um apelo nacional ao "Made in Portugal". A expressão usada é "Torna-te proteccionista da nossa economia", e com razão, diga-se de passagem.
Achei interessante e passo a transcrever uma ou outra medida que certamente a maioria de nós já colocou em prática, mas que nunca é de mais reforçar nem relembrar que são acções que talvez valham a pena adoptar de vez. É a mudança de comportamento que se quer e que precisamos por excelência.
A saber:
"Experimenta comprar preferencialmente produtos fabricados em Portugal. Começar pelas idas ao supermercado (carne, peixe, legumes, bebidas,conservas, etc)
Adia por seis mesas a um ano todas as compras de produtos estrangeiros, que tenhas planeado fazer, tais como automóveis, tv, e outros electrodomésticos, produtos de luxo, telemóveis, roupa e calçado de marcas importadas, férias fora do país, etc.
(...)O desafio é, durante seis meses a um ano evitar comprar produtos fabricados fora de Portugal. Fazer o esforço em cada acto de compra, de verificar as etiquetas de origem e rejeitar comprar o que não tenha sido produzido em Portugal, sempre que existir alternativa. Desta forma (...) apresentaremos resultados a nível de indicadores de crescimento económico e consequentemente de redução de desemprego.
Há quem afirme que, bastaria que cada português substituísse em somente 100€ mensais as compras de produtos importados, por produtos fabricados no país, para que o nosso problema de falta de crescimento económico ficasse resolvido. Representaria para a nossa industria, só por si, um acréscimo superior a 12 000 000 000 de euros por ano (...)."
Já dizia o outro senhor, vale a pena pensar nisto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ideias caídas das nuvens