21 de junho de 2011

O solstício por curiosidade


Hoje é dia de solstício de Verão, é o maior dia do ano, é o dia em que no circulo polar artico haverá um dia inteiro de sol, em contrapartida, no antártico será noite durante 24 horas.
Nas religiões pagãs comemorava-se a festa do "Sol-vencedor" a que os romanos traduziram "Sol Invictus". Mas a tradição mais recente atribui ao solstício de Verão afestividade de S. João Baptista, símbolo do início de uma nova vida, através do baptismo - a renovação - e da entrada numa época cíclica de maior luz.
Junho vem de Junior, o mais novo, o que renova. S. João Baptista é um profeta que anúncia e prepara a vinda da luz. Ele ensina a humildade, a renúncia do ego sem a qual  não há progresso espiritual.
Ambos os solstícios são festividades joaninas, S. João Baptista a 24 de Junho e S. João Evangelista a 27 de Dezembro, perto do solstício de Inverno.
Mas alheios a tudo isto andamos todos, claro. O que é que isto interessa? Está aí o Verão e mai nada.
O ânimo é outro, a vida parece que tem uma nova luz, e talvez valha a pena ter em mente que os nossos corpos são natureza também e por isso, sujeitos a todas as forças que sobre ela agem. Deixemo-nos ir com a energia da estação, deixemos o sol entrar e renovar tudo è sua passagem. Queremos é praia e lagartar na areia, e o resto é conversa.

Alguma informação recolhi daqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ideias caídas das nuvens