16 de fevereiro de 2013

Somos e o que comemos

Sempre que por cá superamos uma qualquer maleita sem grande recurso a medicamentos, ficamos com aquele sensação boa de uma vitória reconfortante e inteligente. 
Se nos ajudarmos com uma alimentação saudável, com variedade e quantidade de nutrientes, é meio caminho andado para um sistema imunitário forte e resistente.
A dieta (alimentação) perfeita não existe, conta peso e medida é a formula de sucesso  para tudo na vida, e, o que é bom para mim pode não o ser para o meu marido ou para o meu filho. Somos todos diferentes com necessidades e gostos diferentes. Acho que se "escutarmos" o nosso organismo, facilmente descobrimos o que é adequado ou não para nós.

Desde que o G começou a comer da nossa comida  que tento procurar um equilibrio no que se consome cá em casa, não é fácil porque aos três anos, e depois de descobrir o chocolate, as salsichas e as batatas fritas, dificilmente está aberto a novas experiências. No entanto, não conheço nem conheci uma criança que gostasse mais de cenouras do que o meu filho.

 A primeira coisa a fazer é usar bons ingredientes e de preferencia biológicos, aqui há uns tempos li que a abóbora é uma espécie de "esponja" que os agricultores usam-cultivam mesmo fora de época para limpar e fortalecer os solos, retiram um boa quantidade de quimicos dos solos e deixam o terreno preparado para novas culturas. Tentei procurar na net alguma coisa que corroborasse esta informação mas, até agora, nada. Por isso, talvez valha a pena ter algum cuidado e prevenir, abóbora, pelo sim pelo não, só biológica.
Segundo ponto para uma boa alimentação, misturar sorrateiramente uns quantos super ingredientes na comida de todos os dias. Já que ingredientes diferentes trazem sabores diferentes que nem sempre são bem vindos, o truque é misturar pequenas porções.
O prato por excelência onde mais nos podemos aventurar neste tipo de invenções é a sopa. Acrescentar uma colher de sopa de cogumelos maitaké (ou shitaké, mas prefiro os primeiros), outra de algas (uso as nori) e uma colher de sopa de flocos de aveia (para vitaminas do grupoB) transforma a sopa de todos os dias num (tão em voga hoje em dia) super-alimento. Atenção, é uma colher de sopa, não mais. Os cogumelos (comprados secos) devem ser cortados em bocadinhos e colocar a porção de uma colher de sopa de molho cerca de 15/20 min antes de juntar na panela, as algas, cortadinhas também, uma colher de sopa na panela, e os flocos, só junto se a sopa fôr para ser consumida no máximo em duas refeições seguidas porque noto uma diferença de aroma não muito agradável quando  passa mais tempo ( mas pode ser mania minha, porque a aveia e a sopa não se estragam em 24 horas).

Enfim, a vida é feita de manias e de partilhas, não descobri a pólvora (até porque a receita não é minha) mas espero estar a partilhar algo útil. Tem sido bom para nós e agora com esta constipação que vou curar em três dias (hoje é o segundo) nada será deixado ao acaso.
Boas sopas.

2 comentários:

  1. Concordo totalmente. Ainda bem que estás melhor, comadre!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela excelente partilha minha querida... um abeijinho grande!

    ResponderEliminar

ideias caídas das nuvens