19 de março de 2011

Dia do Pai

Quando o meu pai era pequenino, os homens não choravam.
Os homens íam à Guerra.
A chucha era um bocado de açúcar (quando havia) preso com um nó dentro de um pano e as ansiedades eram assim apaziguadas.
Andava-se de Burro. Passava-se fome.
Teve 4 pais: o pai (ausente) que lhe deu a vida e o nome, o avô que lhe deu a educação, o tio que continuou o que o avô deixou a meio, e a mãe que lhe deu todo o amor que tinha.
Trabalhou de dia e estudou de noite. Cresceu e foi à Guerra, fez o que lhe foi pedido e lutou por um país e uma vida melhores.
Teve uma filha a quem deu tudo o que lhe era possível dar.
Até hoje continua a trabalhar.

Eu não vivi guerras, chorei tudo o que quis, tive chuchas.
Tive pai e mãe presentes. E num pais mudado pude sonhar com um futuro diferente.

Hoje o meu pai tem um neto, o filho que nunca teve, e, sonha com ele ir à pesca, vindimar, trabalhar a terra, ter longas conversas, falar do tempo de antigamente.
O passado e o futuro.
Espero sinceramente que o façam, é de longe a melhor coisa que lhes poderia proporcionar, a presença um do outro nas suas vidas.

Feliz dia Pai.

6 comentários:

  1. http://deixaentrarosol2.blogspot.com/2011/03/um-dos-textos-mais-bonitos-que-ja-li.html

    Obrigada, por seres assim :)

    ResponderEliminar
  2. Muito bonito. Espero que tenham a oportunidade de fazer isso tudo. Os netos são tudo para eles. O meu pai era louco pelo meu filho e, infelizmente, todos os seus planos desapareceram no dia em que, de forma abrupta e sem pré aviso, nos deixou quatro dias depois do meu filho ter feito 7 meses. E sabe o que me custa? No último dia em que vi o meu pai, 4 dias antes dele morrer, o meu filho já estava a dormir quando o meu pai veio jantar a minha casa e eu pedi-lhe para lá não ir com medo que ele o acordasse. E ele não foi... Se eu soubesse que era a última vez que o via... Nunca sabemos.

    http://vidasdanossavida.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Que lindo :)

    Que saudades do meu pai quando leio esta forma de amor...

    ResponderEliminar
  4. :) Muito lindo este amor aqui revelado.
    Parabéns

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pelos vossos comentários. Na altura em que o escrevi achei que tinha ficado muito aquém daquilo que queria transmitir mas parece que ficou melhor do que eu pensava. Obrigada.
    Mafas, os pais que já cá não estão, compreendem tudo muito melhor agora. Tenho a certeza que eles continuam a amar muito os filhos, que só os querem ver felizes e principalmente sem culpas para poderem ser livres nas emoções.
    Um beijo para todas.

    ResponderEliminar

ideias caídas das nuvens