27 de março de 2015

Os ciclos

Desde que o ano lectivo começou, em Setembro, que o meu filho delira por já estar no 1º andar (do edifício da escola, que é o da primária). As conversas sobre a escola vão todas invariavelmente dar ao mesmo, o facto de estar quase a ir para o primeiro ano.
Lá para Janeiro comecei a ouvir-lhe uma palavra nova: "finalista".

Ontem na reunião de pais, no meio de muitas novidades sopradas por alto para o começo do próximo ano (a apresentação da futura professora, novas disciplinas curriculares, etc), lá se falou na festa de fim de ano e, na festa (só deles) de finalistas. Só para aquela turma, só para os pais, só com as surpresas que estão a ser preparadas, só para as despedidas.
Foi-nos dito que são precisas fitas, fitas de finalistas (é verdade). Azuis claras para os meninos e cor de rosa para as meninas.

A última vez que usei/comprei fitas foi na faculdade, há 20 anos (Céus!)
Acho que nem sei bem onde se vendem as fitas.
Uma amiga falou-me de uma loja de trajes académicos e fitas que há no CC Colombo. É pertinho do escritório e dei lá um saltinho à hora do almoço. 
Pedi fitas, azuis claras.
A senhora perguntou-me qual era o curso... nem sei bem o que me apeteceu responder, o meu filho é realmente finalista, mas, do infantário...  sorri e optei pela verdade. Ainda nos rimos um bocadinho.

Falta escrever qualquer coisa bem bonita, bem inspirada para lhe ficar para o futuro. Sei que todos vão assinar nas fitas uns dos outros, sei que os professores também vão escrever e não sei mais nada. Não quero pensar muito no assunto, a não ser nas partes que nos fazem rir. 
Está quase, mais um ciclo que se completa. No outro dia lia numa parede que a vida é o que nos acontece quando estamos ocupados a fazer planos, e não é que é verdade?



2 comentários:

  1. É tão engraçado. E na escolinha dos meus filhos (Uma IPSS) há viagem de finalistas dos meninos do último ano do Jardim de Infância. Durante o ano vendem bolos e bolachinhas uma tarde por semana, têm banca de bolos e bolinhos nas festas ao longo do ano e depois vão dois dias para fora com as educadoras e auxiliares, juntando-se os pais no ultimo dia para os trazerem de regresso. Não é uma delícia? E o engraçado é que 60% ou mais seguem todos para a escola primária lá perto, mantendo as relações entre eles e com a própria escolinha onde a maioria ainda tem irmãos, primos... e assim se estabelecem laços para a vida. Um beijinho. E eles crescem tão depressa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu também vai para fora no final do ano, acha-se o maior do mundo porque vai ficar dois dias sem pais... Parece que foi ontem. :)

      Eliminar

ideias caídas das nuvens