4 de maio de 2014

Dia da Mãe


Descaradamente "roubado" da escola da criança, este desenho enche-me as medidas todas.

Tenho a promessa do meu filho de logo pela manhã me levar o pequeno-almoço... não fala noutra coisa. E a minha "filha" mais nova, a gata, não dá um passo sem "insistir" que a "mãe" vá com ela, curiosamente é mais dependente.

Não sei se verei a minha mãe hoje, os dois (quase) nonagenários da família ocupam-lhe o tempo todo (e a cabeça) e não estão cá com contemplações sobre o que quer que seja, mas isso, isso é pano para mangas. Talvez um dia escreva um post sobre... o assunto.
Mas gostava que ela tivesse uma vida mais tranquila, que tivesse finalmente a vida que ela merece depois de trabalhar o que trabalhou (e trabalha), já merecia ter uns miminhos, ter tempo para se dedicar à colecção de selos, passear, ir ao cinema, descansar.
É curioso como quando somos mães fazemos "rewind" a uma série de situações e tentamos percebe-las sobre um (o) outro ponto de vista. A vida é sábia e ensina-nos todos os dias. Não é que não reconhecesse o papel da minha mãe antes, mas agora compreendo-o melhor. Provavelmente não concordarei nunca a cem por cento com ela mas acredito que é exactamente assim que deva ser, perceber, ou tentar, e retirar as lições que melhor nos servem para "melhorarmos" o papel da maternidade na geração que se segue. Os tempos também são outros e o que nos une a todas desde a primeira mãe que existiu até à última que existirá, é que fazemos o melhor que sabemos e o melhor que nos é possível.

É inquestionável o amor que temos pelos filhos e tudo o que fazemos pela família, não é justo que quase diariamente nos vejamos confrontadas com situações que nos obrigam a escolher ou nos fazem sentir culpadas por sermos obrigadas a negligenciar um lado em favor de outro. Não é justo que nessa escolha diária, o nosso esforço valha muito pouco. Não é justo que em pleno séc XXI uma mulher valha muito menos do que um homem, e que uma mulher que escolha construir uma família passe a valer ainda menos só por causa dessa escolha. Todos conhecemos alguém... não é?

A todas as super-mães, um dia muito feliz! Tão brilhante e colorido como o desenho que me encanta. A tarefa não é fácil mas é com toda a certeza compensadora.
E um beijinho muito especial para a minha mãe.
Feliz dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ideias caídas das nuvens