6 de setembro de 2014

"Tu não mandas no mundo!"

É verdade meu amor, o mundo é um sitio muito grande e a mãe não manda no mundo. Se a mãe mandasse, nunca no mundo as crianças chorariam, mãe nenhuma veria o seu filho com fome, mãe nenhuma veria o seu filho partir para a guerra ou sequer teria alguma vez o seu filho a morrer-lhe nos braços. 
A mãe não manda no mundo e a mãe não quer mandar no mundo, a única coisa que quero é que faças o que te digo porque por enquanto vou sabendo mais do mundo do que tu. 
Os teus (quase) cinco anos dizem-te que tudo gira à tua volta, que a razão de mãe e pai existirem é de te satisfazerem todos os desejos mas  a verdadeira razão de mãe e pai existirem é a de te orientarem de forma a conseguires fazer sempre melhores escolhas ao longo da tua vida e ajudares na evolução humana, como é esperado que todas as gerações o façam.
É muito fácil errar, os pais querem tanto e com tanta força que tudo corra bem que um pequeno passo em falso pode ser uma grande tragédia. Mas, se conseguires compreender tudo o que o pai e a mãe te vão explicando, se souberes fazer boas escolhas, um passo em falso vai ser simples de contornares.
Ás vezes a vida brinca comigo, o tempo parece confundir-se, dizes-me que tens propostas para fazer e negoceias castigos e prémios, depois perguntas-me se temos acordo. E eu pergunto-me se estarei a sonhar. Pergunto-me se na verdade não serão vocês que mandam no mundo.
É verdade, a mãe não manda no mundo, a mãe nem conhece o mundo, vou aprendendo contigo a conhecê-lo melhor, e vou mandando nas pequenas coisas que podem vir a fazer diferença. O tempo o dirá.

1 comentário:

ideias caídas das nuvens