Dia 10 de Outubro foi dia Mundial da Saúde Mental.
Não tenho nenhum caso de Alzheimer na família, tenho dois casos de Parkinson. Mas doença mental é doença mental e ver um ser humano degenerar diante dos nossos olhos é, no mínimo, esmagador.
Conheço um caso de Alzheimer que me é próximo de alguém que conheci toda a vida e que hoje não é nem uma sombra do homem que foi.
Este "filme" é de 2009, será difícil de ver para quem lhe faz impressão a velhice e a degeneração física do ser humano mas será uma preciosidade para quem quer perceber e para quem se debate diariamente e quer ajudar e quer encontrar respostas e procura incessantemente o ser que ficou algures pelo caminho que não consegue sair nem para um lado nem para o outro.
A Doença de Alzheimer é a principal causa de demência a partir dos 60 anos.
Há que perceber que em média o intervalo de tempo entre o diagnóstico e a ultima fase é de cerca de 8/9 anos. Que tem um tratamento mas é incurável.
Sofrer de Alzheimer é perder todo o contacto com a realidade, deixar de se lembrar para que servem os objectos de todos os dias, de como se executam certos movimentos e de saber como se dizem certas palavras.
Esta é a explicaçãogeral e há doentes cujos sintomas diferem. É apenas uma ajuda para a compreensão do filme.
Tenho todo o respeito e admiração por quem se dedica a ajudar.
Se puderem não deixem de ver.
Sem comentários:
Enviar um comentário
ideias caídas das nuvens