11 de outubro de 2014

A verdade sobre a saúde

Há cerca de um mês "celebraram-se" os 35 anos do Serviço Nacional  de Saúde. Mais ou menos pela mesma altura recebi em casa uma carta do Centro de Saúde a dizer que a minha médica de família tinha assumido outras funções e por isso não poderia mais ter o nosso processo a seu cargo. Transferiram o nosso processo para a Brandoa, enviaram-me a carta para casa mas transferiram o processo para a Brandoa. Se calhar, transferir o processo para a área de residência do utente é algo que vai para além das competências do Centro de Saúde.
É curioso pensar que nos Estados Unidos (onde os cuidados de saúde só existem para quem tem dinheiro para pagar um seguro) trabalham para terem um serviço nacional de saúde,  e que por cá segue-se exactamente pelo caminho oposto, cada vez mais as pessoas só conseguem os cuidados de que precisam através do seguro. 
Talvez devêssemos ter escolha, uma vez que as reformas também estão cada vez mais pequenas, talvez devêssemos escolher pagar segurança social e ter serviço de saúde e reforma ou não pagar e ter seguro e PPRs...

Mas este post não é por causa disso, este post serve para divulgar um documentário sobre o Cancro.



Vivemos numa época em que as pessoas estão tão envolvidas nos esquemas médicos e farmacêuticos que não conseguem já pensar em cura sem pensar em medicamentos, 
A  ideia da alimentação, vitaminas, ervas que durante milhares de anos preveniram e curaram doenças, foi-nos sendo afastada aos poucos.
Os próprios médicos não permitem já aos seus doentes a sua própria capacidade de cura, cada vez mais tratar sintomas é uma mina de ouro, uma receita para cada sintoma e a farmacêutica esfrega as mãos de contente. Não interessa a cura, interessa tratar os sintomas.
Sejam tóxicos ou não, com efeitos secundários do outro mundo ou à base de ervas a preços mirabolantes super-hiper inflacionados, a verdade é que quem dita as regras tem também o poder legal para criar esta ilusão de valor. A cura não é rentável.

A medicina já não é séria, A medicina já não quer saber de encontrar a cura, já não quer saber a causa dos sintomas. Trata-se cancro com radiação como se a falta de radiação fosse a causa do cancro.
O que a natureza tem para nos oferecer, e que sempre nos tratou, é agora perigoso. As farmacêuticas são donas da verdade e os seus discípulos são os médicos.

A começar a 13 de Outubro, um documentário em 11 partes. A Verdade Sobre o Cancro, on-line, gratuíto e com inscrição aqui.
Cada "episódio" estará disponível por 24 horas, para ver à hora de maior conveniência. 

A vida

Algo aconteceu a uns amigos nossos, um coraçãozinho pequenino que deixou de bater a poucos dias do nascimento.
Isto  é devastador em tantos sentidos.
Nenhuma palavra, nenhum gesto, nenhuma presença pode apaziguar a dor e a revolta que os destrói por dentro. Algo negro e pesado se abateu sobre eles. Não há quem fique indiferente. E quem tem filhos repensa um pouco as atitudes do dia a dia. A sorte que às vezes temos e que tomamos por garantida.
A dor, nem a consigo imaginar, e sinceramente, nem quero. A perda, o vazio e o inevitável "porquê?". Quem sabe a razão das coisas más acontecerem a pessoas boas? Onde está o sentido? Onde está a justiça?
O mundo não é um lugar bom. O sol não pode brilhar e o céu não pode sorrir quando um bebé morre.