11 de outubro de 2014

A verdade sobre a saúde

Há cerca de um mês "celebraram-se" os 35 anos do Serviço Nacional  de Saúde. Mais ou menos pela mesma altura recebi em casa uma carta do Centro de Saúde a dizer que a minha médica de família tinha assumido outras funções e por isso não poderia mais ter o nosso processo a seu cargo. Transferiram o nosso processo para a Brandoa, enviaram-me a carta para casa mas transferiram o processo para a Brandoa. Se calhar, transferir o processo para a área de residência do utente é algo que vai para além das competências do Centro de Saúde.
É curioso pensar que nos Estados Unidos (onde os cuidados de saúde só existem para quem tem dinheiro para pagar um seguro) trabalham para terem um serviço nacional de saúde,  e que por cá segue-se exactamente pelo caminho oposto, cada vez mais as pessoas só conseguem os cuidados de que precisam através do seguro. 
Talvez devêssemos ter escolha, uma vez que as reformas também estão cada vez mais pequenas, talvez devêssemos escolher pagar segurança social e ter serviço de saúde e reforma ou não pagar e ter seguro e PPRs...

Mas este post não é por causa disso, este post serve para divulgar um documentário sobre o Cancro.



Vivemos numa época em que as pessoas estão tão envolvidas nos esquemas médicos e farmacêuticos que não conseguem já pensar em cura sem pensar em medicamentos, 
A  ideia da alimentação, vitaminas, ervas que durante milhares de anos preveniram e curaram doenças, foi-nos sendo afastada aos poucos.
Os próprios médicos não permitem já aos seus doentes a sua própria capacidade de cura, cada vez mais tratar sintomas é uma mina de ouro, uma receita para cada sintoma e a farmacêutica esfrega as mãos de contente. Não interessa a cura, interessa tratar os sintomas.
Sejam tóxicos ou não, com efeitos secundários do outro mundo ou à base de ervas a preços mirabolantes super-hiper inflacionados, a verdade é que quem dita as regras tem também o poder legal para criar esta ilusão de valor. A cura não é rentável.

A medicina já não é séria, A medicina já não quer saber de encontrar a cura, já não quer saber a causa dos sintomas. Trata-se cancro com radiação como se a falta de radiação fosse a causa do cancro.
O que a natureza tem para nos oferecer, e que sempre nos tratou, é agora perigoso. As farmacêuticas são donas da verdade e os seus discípulos são os médicos.

A começar a 13 de Outubro, um documentário em 11 partes. A Verdade Sobre o Cancro, on-line, gratuíto e com inscrição aqui.
Cada "episódio" estará disponível por 24 horas, para ver à hora de maior conveniência. 

A vida

Algo aconteceu a uns amigos nossos, um coraçãozinho pequenino que deixou de bater a poucos dias do nascimento.
Isto  é devastador em tantos sentidos.
Nenhuma palavra, nenhum gesto, nenhuma presença pode apaziguar a dor e a revolta que os destrói por dentro. Algo negro e pesado se abateu sobre eles. Não há quem fique indiferente. E quem tem filhos repensa um pouco as atitudes do dia a dia. A sorte que às vezes temos e que tomamos por garantida.
A dor, nem a consigo imaginar, e sinceramente, nem quero. A perda, o vazio e o inevitável "porquê?". Quem sabe a razão das coisas más acontecerem a pessoas boas? Onde está o sentido? Onde está a justiça?
O mundo não é um lugar bom. O sol não pode brilhar e o céu não pode sorrir quando um bebé morre.

18 de setembro de 2014

Lixo


O pessoal da Ucrânia não gostou do deputado, vai daí enfiaram com o senhor no caixote do lixo.

Não consigo deixar de pensar que talvez seja por isso que tantas vezes temos aquelas agências de rating a classificar Portugal como Lixo. Se os que nos governam são lixo, nós não passamos disso.
Bons exemplos a seguir.
A notícia aqui.

6 de setembro de 2014

"Tu não mandas no mundo!"

É verdade meu amor, o mundo é um sitio muito grande e a mãe não manda no mundo. Se a mãe mandasse, nunca no mundo as crianças chorariam, mãe nenhuma veria o seu filho com fome, mãe nenhuma veria o seu filho partir para a guerra ou sequer teria alguma vez o seu filho a morrer-lhe nos braços. 
A mãe não manda no mundo e a mãe não quer mandar no mundo, a única coisa que quero é que faças o que te digo porque por enquanto vou sabendo mais do mundo do que tu. 
Os teus (quase) cinco anos dizem-te que tudo gira à tua volta, que a razão de mãe e pai existirem é de te satisfazerem todos os desejos mas  a verdadeira razão de mãe e pai existirem é a de te orientarem de forma a conseguires fazer sempre melhores escolhas ao longo da tua vida e ajudares na evolução humana, como é esperado que todas as gerações o façam.
É muito fácil errar, os pais querem tanto e com tanta força que tudo corra bem que um pequeno passo em falso pode ser uma grande tragédia. Mas, se conseguires compreender tudo o que o pai e a mãe te vão explicando, se souberes fazer boas escolhas, um passo em falso vai ser simples de contornares.
Ás vezes a vida brinca comigo, o tempo parece confundir-se, dizes-me que tens propostas para fazer e negoceias castigos e prémios, depois perguntas-me se temos acordo. E eu pergunto-me se estarei a sonhar. Pergunto-me se na verdade não serão vocês que mandam no mundo.
É verdade, a mãe não manda no mundo, a mãe nem conhece o mundo, vou aprendendo contigo a conhecê-lo melhor, e vou mandando nas pequenas coisas que podem vir a fazer diferença. O tempo o dirá.