Mostrar mensagens com a etiqueta coisas novas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta coisas novas. Mostrar todas as mensagens

14 de dezembro de 2012

Para o fiel amigo

Para muita gente, o melhor amigo continua a ser o eterno bichinho de quatro patas que desde sempre acompanhou o homem ao longo da sua evolução.
Manteve-se fiel, resistiu a abandonos e maus tratos. Resistiu a apuramentos de raça, resistiu a "freak shows" e combates. E permaneceu.

Adoro cães, tive o privilégio de os ter como companhia ao longo de grande parte da minha vida, tive casos de verdadeira dedicação e amizade (deles para mim). Foram os melhores companheiros daquela viagem de infancia/adolescência que eu alguma vez poderia ter tido.

Acho maravilhoso sempre que encontro  mostras de dedicação do homem para com o cão (na verdade, acho maravilhoso sempre que encontro mostras de dedicação do homem seja para o que fôr).
Nestes tempos "interessantes" em que vivemos, com o número de animais abandonados a aumentar porque há cada vez menos condições para os manter, são obviamente também, cada vez menos os mimos (leia-se compras) que se destinam ao fiel amigo. Por isso, quando encontro coisas simples que nos fazem investir apenas algum tempo, cuidado, criatividade, carinho e bons momento passados em família (caninos incluidos), maravilho-me e fico grata por poder testemunhar.

Sem preço de qualquer espécie, AQUI (escolher por arquitecto) é só fazer o download da habitação que mais agrade ao amiguinho/crianças/dono e depois é só construir o projecto em familia, a várias mãos e patas. Sem preço mas com muito valor.
Perfeito para o tipo de época em que estamos.

7 de setembro de 2012

Falemos um bocadinho de chuchas





aqui falei de Estocolmo, nascida numa ilha, rapidamente se estendeu pelas outras em volta. São catorze ilhas que hoje compõem a cidade. Numa dessas ilhas - Djurgarden - existe um parque enorme que se chama Skansen. Skansen é simultaneamente um parque, um jardim zoológico  e um museu ao ar livre. Foi construido com a intenção de preservar a memória cultural e o modo de vida da Suécia dos últimos séculos. Aqui encontram-se mais de uma centena de construções originárias de todo o país que foram desmontadas, trazidas e reconstruidas peça a peça dentro do parque. E aí existem também algumas reproduções de pequenas cidades e oficinas com os seus artesão.
No jardim zoológico não vamos ver leões, elefantes ou girafas, os animais são maioritariamente espécies escandinavas (há que ter em conta o rigor do Inverno).
Mas e o que é que tudo isto poderá ter a ver com as benditas chuchas?
Como diz o meu filho: "Eu expico!"
Dentro de Skansen existe Liil -Skansen, e Liil-Skansen é um jardim zoológico para crianças (que desde Março deste ano está em funcionamento o ano todo - incluindo agora o Inverno). Lá as atracções são os bichinhos que mais despertam a curiosidade dos nossos pequeninos, incluindo, todos os mais recentes habitantes - as crias de todas as espécies, com a vantagem de lhes poderem tocar e fazer muitas festinhas.
Toda esta conversa porque em Liil-Skansen existe um pequeno espaço onde gatinhos e coelhinhos pequeninos, pedem com aqueles olhos enormes... as chuchas! Ah pois é, são espertos estes suecos. E resulta, se resulta, é um mar de chuchas por todo o lado. Grinaldas de chuchas cobrem as árvores.
Não há criança que chegada a hora, vá a Liil-Skansen e não se sinta sensível  à "dor" do bichinho, que não ache que precisa mais da chucha que o pobre bicho.
Por cá, o nosso zoo ainda não se lembrou de uma coisa assim, podemos sempre tentar um caminho do género, mas como em tudo, muitos fazem mais do que um ( ou assim se espera), e é mais fácil um fazer porque outros fizeram, do que ser o pioneiro a abdicar do maior tesouro da sua vida.
Haja força, paciência e sabedoria, tudo se resolverá, tenho fé!

4 de setembro de 2012

Portugal dos Pequenitos











As férias terminaram no Portugal dos Pequenitos, parece que andámos no percurso de Cassiano Branco...
Portugal dos Pequenitos é altamente recomendável para todas as idades "pequenas" (e grandes).
Começam por brincar às casinhas porque a escala assim o proporciona, e aprendem que a Arquitectura tradicional varia não só por todo o país, como ao longo da história, com a história.
Pequenos museus da marinha, do traje, do mobiliário. Reproduções de alguns dos monumentos mais conhecidos.
Já lá não ía há muitos muitos anos, mais de uma vida, acho eu. Foi tão bom.
E o orgulho de ver turistas por lá encantados com este nosso cantinho...
Recomendo mesmo.

O primeiro dia


Foi uma frente unida (só podia, não é?) que todos armámos para este temível dia.
A criança foi "bombardeada" (mas sem exageros!) com frases de encorajamento para encarar com agradável expectativa a mudança de escola. E ele ía feliz, e quando viu o escorrega enorme ficou ainda mais feliz.
Tentei disfarçar ao máximo a minha angustia (de mãe), viémos a cantar pelo caminho e rimos e foi tudo muito leve e agradável. Só foi pior quando falou no L (melhor amigo) e na G... disse-lhe que eles estavam noutra escola (não menti) e mudei de assunto rapidamente.

Seguimos directamente para a entrada (sem passar pelos baloiços), à porta a desconfiança instalou-se e dali não quis passar. A educadora veio ter connosco para o encorajar a entrar, e nada.
Com muita tranquilidade peguei-lhe ao colo com a promessa de que lhe faria companhia ainda durante algum tempo, lá fomos. Ficámos a saber que a sala dos três anos é a sala dos sapinhos, toda em tons de verde. Lá dentro a auxiliar e mais três meninos. O D e o P vieram trazer-lhe carrinhos e ele lá foi ver a caixa dos brinquedos.

Vou saltar a parte em que tive que me vir embora porque ainda que ele tenha sido levado para ver o cão (a escola tem um cão!), as lágrimas eram muitas (as dele porque eu consegui disfarçar) e ainda fiquei uns minutos no carro a tentar recompor-me.

Perto da hora do almoço a educadora já me dizia ao telefone que nem parecia que era o primeiro dia numa escola nova.
As nossas cabeças (adultos e crianças) são tão diferentes e ainda bem. A nossa experiencia de vida e medo de sofrer e principalmente querer evitar-lhes todo o tipo de sofrimento é que estraga tudo. Sofrer é inevitável, faz-nos crescer e isto não é sofrer, isto é mudança. Mudar é sempre bom.
À tarde a caminho de casa pediu-me para ir outra vez para a escola :)

Hoje ficou aos saltinhos de alegria porque íam fazer uma pintura.
Ah (suspiro!) esta vida de mãe é uma corrida de obstáculos mas com toda a certeza, de bem mais de 3000 metros. E agora, entre barreiras, retomo um bocadinho o fôlego.

27 de agosto de 2012

Primeira semana



Foi uma primeira semana de trabalho, o G ganhou uma caminha nova, vá, um quarto novo, aproveitaram-se umas coisas, mudaram-se outras e o resultado agradou.
Embora as duas primeiras noites tenham gerado alguma insegurança, ultrapassou-se a questão da "mudança". Algo de que me apercebi desde cedo no meu piolho, é a resistência à mudança, mais do que aquela resistência inerente à idade.
Aqui, foi um misto, o facto de antes dormir numa caminha de grades que lhe dava uma contenção de espaço, dava-lhe também a segurança de se saber contido :)
Jogámos com a questão da autonomia, explicámos-lhe que pode subir e descer da caminha sempre que quiser, já não precisa de esperar pela mãe ou pelo pai. E teve mesmo que ser, mais um pouco e ele deixava de caber lá dentro
Ultrapassada mais uma etapa, seguem-se milhares de outras... a próxima, não contando com a mudança de escola, penso que seja a chucha... não me posso queixar, ele até tem colaborado bastante nestas coisas de etapas.
Vamos ver!

4 de agosto de 2012

Coisas novas no supermercado



Nunca nos tinhamos lembrado dos carrinhos para o tamanho deles e hoje o pai (porque ele andava numa guerra tremenda com o cesto - porque tinha que ser ele a levar) lembrou-se.
E no carrinho dele levou tudo o que era preciso e era o carrinho dele.
Apercebi-me que os carrinhos pequeninos sofrem do mesmo mal que os grandes - embicam para um dos lados, e isso não ajuda nada porque no fim quem se lixa... é o mexilhão (que é como quem diz o pai ou a mãe).
De qualquer modo, foi bom e ainda bem que se lembram deles para estas coisas, faz com que haja um sentimento de partilha, de pertença -  de fazer parte e partilhar das mesmas tarefas. Foi uma estreia e como estreia que foi, eu não podia deixar de registar.

31 de julho de 2012

Criatividade à mesa


Porque na hora das refeições, todas as ajudas são poucas.
Recebi estas imagens por e-mail, são obra de um designer polaco chamado Boguslaw Sliwinski.
Gostei e  apeteceu-me partilhar.
Mais info aqui.

30 de julho de 2012

A Photo a Day

Por todo o lado vejo o pessoal inspirado no "Photo a Day", eu também quero!
Vai daí, fui cuscar a lista e resolvi que vou tentar. Assim como assim não dou passo sem máquina (ou telefone).
Vou experimentar e se houver por aí mais alguém com vontade e ainda não saiba (o que significa que não fui a última) aqui fica o endereço para as "regras oficiais".
Fat Mum Slim, é só clicar.

2 de abril de 2012

Cada vez mais...

...se quebram barreiras.
Inspirador, no minimo.
Aqui e aqui.
Os nossos limites somos nós próprios que os criamos.

19 de dezembro de 2011

Especial de Natal

Anda por aí um presente de Natal muito especial. É fácil, gratuito e pode ajudar a mudar a vida a alguém que nos é querido. E ainda por cima está muito giro!
Aqui.

Ah, e com os cumprimentos da Comissão Europeia.

20 de março de 2011


Hoje (e todo o fim-de-semana) aprendi muita coisa, e, a titulo de curiosidade, fiquem a saber que este é "um país de Luz, a Lusitânia!" (citando o Dr Todd).
Obrigada por estes dois dias.