Por estes dias, uma faringite e 38,5º de febre mantêm-me afastada do meu emprego e muito da vontade e inspiração para escrever.
Gostava, no entanto, de deixar aqui uma pequena referência ao Dia dos Avós, não posso imaginar relacionamento melhor.
Um neto é todo um reviver que trazemos aos nossos pais...
Vejo na cara da minha mãe, por exemplo, quando brinca com o meu filho, que lhe encontra a cada momento coisas minhas, de quando eu tinha a mesma idade... e um rejuvenescimento assim, instantâneo, uma permissão para voltar atrás no tempo, vale ouro, como se costuma dizer.
O meu filho todos os dias pergunta pelo "Fô" e pela "fófó". E tem a sorte de os ver em dias alternados. Quando eles chegam é a loucura total, se por acaso ainda está a jantar, já não come mais, não pode perder tempo, tem que "bincáli" com eles. E até à hora de dormir eu e o pai se desaparecessemos da face da terra, ele nem daria conta. E a excitação dura até o "Fô" e a "Fó" desaparecerem com o carro na curva ao fim da rua, fica pendurado em mim e empoleirado no parapeito da janela para fazer bem adeus e vê-los mesmo até ao fim. O "Fô" e a "Fó" são os seus melhores amigos... pudera, fazem-lhe as vontadinhas todas.
Para uns e outros e para todos os avós do mundo, um dia muito feliz, de preferência na companhia dos netos.
Mostrar mensagens com a etiqueta Efemérides. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Efemérides. Mostrar todas as mensagens
26 de julho de 2011
2 de junho de 2011
1 de maio de 2011
Dia da Mãe
Hoje é Dia da Mãe.
Há dias que me fazem sentir coisas especiais e este é um deles. É um dia em tudo igual aos outros na relação que tenho com o meu filho ou com a minha mãe (em que todos são especiais), mas hoje, celebram-se as mães, as presentes e as ausentes, e tudo o que elas significam.
Hoje é o meu segundo Dia da Mãe e porque conheço mães de 1º dia, vou já aqui deixar os parabéns especiais e dizer , como "veterana" do assunto, que não me consigo fartar disto. É uma trabalheira do caneco ser mãe, a vida como sempre a conhecemos acabou, mas não troco por nada, é a melhor coisa do mundo.
Acho que todas estas emoções de inicio devem ser bem diferentes das emoções "seniores" da maternidade, mas sei que como avós, as nossas mães podem revivê-las com os netos de uma forma bem mais tranquila.
Ainda bem.
Num registo diferente, lembro-me de ter 10/11 anos e a minha mãe ter 2 empregos. Não posso precisar exactamente quanto tempo, mas, durante aquilo que me pareceu uma eternidade, só via a minha mãe por uns bocadinhos, de manhã antes de ir para a escola.
A vida era assim.
Sobrevivi claro, sobrevivemos as duas (e cá estamos para contar a história).
Há muita coisa que nos acontece quando somos pequenos, que nos marca de algum modo. Mesmo não tendo o entendimento dos porquês todos, há coisas que têm mesmo de ser e nós como seres humanos que somos, dobramo-nos e adaptamo-nos à forma com que as circunstâncias nos moldam a história da vida
Aquilo que não é fácil para os filhos, é muito difícil para as mães e a vida põe-nos à prova diariamente.
A minha mãe sempre trabalhou muito e sempre foi mãe da familia toda.
Foi e é uma mulher especial.
Os seus sapatos são muito difíceis de calçar.
É este o exemplo que tenho desde que nasci e só peço duas coisas, a primeira, é que espero que as pilhas não se esgotem tão cedo, e a segunda é que espero sinceramente vir a ser uma seguidora à altura.
Feliz Dia, mãe.
Feliz dia a todas as Mães
2 de abril de 2011
2 de Abril
Hoje celebra-se o Dia Internacional do Livro Infantil. Para inspirar o gosto pela leitura e chamar a atenção para os livros para crianças.
2 de Abril porque é a data de nascimento de Hans Christian Andersen que tanto contribuiu para o imaginário de todos nós.
Com um inicio de vida curioso, nasceu no seio de uma família extremamente pobre. O pai, que o adorava, incentivou-lhe a criatividade e a imaginação, construiu-lhe um teatro de marionetas onde o pequeno Hans apresentava peças clássicas que encenava com seus brinquedos, tendo até memorizado muitas peças de Shakespeare. E como em qualquer história de miséria que se preze, o pai faleceu-lhe muito cedo e ele trabalhou desde os 11 anos de idade para se sustentar.
São pessoas assim que nos inspiram, e desenganem-se aqueles que pensam que já não há vidas destas, ás vezes estão mesmo ao nosso lado, é só olhar com olhos de ver.
Mas, comecei este post para falar de duas pessoas.
A primeira, é o Pedro (o Pedro é pai da G, uma das primeiras amiguinhas do meu pirilampo), o Pedro Mendes escreveu a história e fez as ilustrações. O livro é Sabu - o Tigre Pintor, e é um espectáculo, recomendo vivamente. Há um livro novo na calha mas isso é lá mais para a frente.
A segunda pessoa, é do coração, é a Rita. A Rita faz as ilustrações mais bonitas que alguma vez eu podia imaginar. Como pessoa ela é tão bonita como o trabalho que produz.
Hans Christian Andersen ía adorar ter conhecido a Rita e trabalhado com ela. Tenho a certeza.
2 de Abril porque é a data de nascimento de Hans Christian Andersen que tanto contribuiu para o imaginário de todos nós.
Com um inicio de vida curioso, nasceu no seio de uma família extremamente pobre. O pai, que o adorava, incentivou-lhe a criatividade e a imaginação, construiu-lhe um teatro de marionetas onde o pequeno Hans apresentava peças clássicas que encenava com seus brinquedos, tendo até memorizado muitas peças de Shakespeare. E como em qualquer história de miséria que se preze, o pai faleceu-lhe muito cedo e ele trabalhou desde os 11 anos de idade para se sustentar.
São pessoas assim que nos inspiram, e desenganem-se aqueles que pensam que já não há vidas destas, ás vezes estão mesmo ao nosso lado, é só olhar com olhos de ver.
Mas, comecei este post para falar de duas pessoas.
A primeira, é o Pedro (o Pedro é pai da G, uma das primeiras amiguinhas do meu pirilampo), o Pedro Mendes escreveu a história e fez as ilustrações. O livro é Sabu - o Tigre Pintor, e é um espectáculo, recomendo vivamente. Há um livro novo na calha mas isso é lá mais para a frente.
A segunda pessoa, é do coração, é a Rita. A Rita faz as ilustrações mais bonitas que alguma vez eu podia imaginar. Como pessoa ela é tão bonita como o trabalho que produz.
Hans Christian Andersen ía adorar ter conhecido a Rita e trabalhado com ela. Tenho a certeza.
8 de março de 2011
Dia Internacional da Mulher
Correndo o risco de fazer este blog parecer mais sério do que é, não posso deixar de escrever algumas palavras sobre o tema.
Talvez em algumas culturas e em alguns meios estejamos muito longe da marcha "Pão e Rosas" de 1908, mas a verdade é que a condição feminina, um pouco por todo o mundo, continua a necessitar de estabilidade económica (Pão) e melhor qualidade de vida (Rosas).
De certa forma quase que compreendo as mulheres para quem a data nada signifique, porque trabalharam e construíram a sua vida e vivem num meio que as respeita, mas são só uma parte.
Mesmo em Portugal, país da Europa do séc. XXI, existem mulheres ainda a viver sob algum tipo de opressão, porque nem todas tivemos a sorte de nascer num meio livre com a liberdade de escolha para para hoje sermos o que escolhemos.
Continuamos a ouvir falar de violência doméstica, assédio, tráfico ou exploração sexual, discriminação, remuneração inferior, desemprego, etc.
É por isso que aparecem cada vez mais organizações e movimentos pela mulher, porque quanto mais tempo passa, menos aceites e mais chocantes essas situações se tornam. É que infelizmente não são poucas ainda as casas, famílias, etnias e principalmente mentalidades que não conhecem a palavra integridade e onde o Séc. XXI está longe de chegar.
É por essa mulheres que existe um dia internacional da mulher, e para lembrar todas as outras que a data não é uma ofensa, relembra também as mulheres que lutaram e abriram caminho para todas as que conseguiram vencer. E celebra a condição feminina, acima de tudo.
Para todas, as alfazemas da minha varanda.
Subscrever:
Mensagens (Atom)