Mostrar mensagens com a etiqueta Divulgação. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Divulgação. Mostrar todas as mensagens

25 de junho de 2013

Feeding the 5000

É uma campanha internacional contra o desperdício alimentar que terá lugar em Lisboa, no Jardim da Amnistia Internacional (que se localiza entre a Rua de Campolide, a Av. José Malhoa e a Rua Cardeal Saraiva)  no dia 7 de Julho.
Esta campanha passou já por Inglaterra, França e Irlanda e no final deste mês passará ainda por Amesterdão (dia 29). Tem como parceiros o programa FUSIONS, a campanha Think.Eat.Save.
 
Das 11:30 às 21:00h será confecionada uma sopa da pedra com o objectivo de alimentar 5000 pessoas. Desenrolar-se-á ainda ao longo do dia um conjunto de actividades culturais e sociais relacionadas com a temática e com o apoio de movimentos como Zero Desperdício e a ReFood.
Tudo por uma boa causa.
Não esquecer, dia 7 do mês que vem.

Aqui para mais informações sobre a campanha internacional e para assinar a petição.
E aqui para saber tudo o que se vai passar no próximo dia 7.

24 de junho de 2013

Esclarecimento (ou não)

É por estas e por outras que sou contra o novo AO. Desvirtua-se a língua só porque sim, só porque alguém se lembra que a partir de agora lhe apetece inventar uma palavra.
Recebi o texto por email e fui em busca de confirmação por parte da nossa gramática. Descobri que a dúvida circula na net desde 2011, e descobri também que a nossa nova gramática já permite de tudo.
Bem dito Acordo Ortográfico, quem nunca soube escrever português agora dita as regras. Toda a gente diz o que lhe apetece, tudo é permitido.
 
Passo a transcrever.

                           Presidente e Presidenta
 (...)
 
A presidenta foi estudanta?
Existe a palavra: PRESIDENTA?
Que tal colocarmos um "BASTA" no assunto?!
No português existem os particípios activos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio activo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante... Qual é o particípio activo do verbo ser? O particípio activo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade..
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a acção que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.
 
Portanto, em Português correcto, a pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha. Diz-se capela ardente, e não capela "ardenta"; diz-se estudante, e não estudanta"; diz-se adolescente, e não "adolescenta"; diz-se paciente, e não "pacienta".
 
  Um bom exemplo do erro grosseiro seria:
  "A candidata a presidenta comporta-se como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta".

Aqui, aqui, aqui (e em tantos outros sítios).

21 de junho de 2013

Observar e aprender

Chegam as férias e as actividades multiplicam-se, não só se querem as crianças/jovens ocupados como há cada vez mais um esforço maior para dar a conhecer a arte/ciência/cultura às gerações mais novas.
Sempre tive uma predilecção especial pelas estrelas, pelos planetas, pelas galáxias. E é com satisfação que vejo o Observatório Astronómico fazer actividades atrás de actividades.
Hoje, por exemplo, aproveitando o solstício já que hoje ao meio dia solar, é o momento em que as sombras atingem o seu tamanho mínimo, observando (assim o sol o permita) e medindo, vão ensinar como fazer o cálculo do raio Terrestre... 
Oh, mas, mas.... e a matemática?  Não faz mal a ninguém, é assim que se consegue atrair a gente mais nova para determinadas áreas, também vão construir um relógio de sol. Se eu pudesse, estava lá caída com o meu piolho.
Mas não são só cálculos, no Domingo, por exemplo, a partir das 20h30m haverá uma sessão especial de observação da lua (de entrada livre) porque nessa altura a lua será "Super", bom, o efeito é apenas do nosso cérebro, a lua parece bem maior mas é o momento em que a lua estará mais próxima da terra (acontece todos os meses) e eles explicam isso tudo muito bem. Aqui.
São só sugestões, e é sempre bom dar a conhecer coisas novas às gerações que começam, abrir o leque de opções que têm à disposição, já para não falar da curiosidade e praticas diferentes do que estão habituados. É giro fazer coisas novas e conhecer os sítios onde os crescidos as fazem.

31 de maio de 2013

Dias para as crianças

Não só porque aí vem o dia da criança, e até vai estar bom tempo, mas, às vezes eles só querem mesmo é ficar em casa, e para fugir à monotonia, deixo aqui três sugestões para grandes inspirações.
Boas criações!

4 de maio de 2013

28 de fevereiro de 2013

Março a chegar


E se alguém estiver interessado, é só seguir a lista. Se algum dia não der, ninguém morre por causa disso, passa-se à frente. Colocam-se no Facebook na página da criadora, no Instagram (eu) ou em qualquer outro sítio mas sempre com a hashtag #fmsphotoaday.
Ou aqui (que será já provavelmente do conhecimento global) para todos os pormenores.
É giro, faz-nos procurar novas formas de nos expressarmos, aconselho.
Ainda me falta acrescentar aqui o resto das fotos de Fevereiro.

25 de fevereiro de 2013

Novo Mundo

São os primeiros passos mas parece que estamos numa realidade diferente. "Muito fixe" como diria o meu filho, não me inportava de experimentar (e ele também não) mas, imagino o preço das recargas...
Desenhar em 3D.

Da arte com Portugal no nome

 

Um pouco por aí encontram-se ainda algumas feiras de artesanato, encontra-se ainda quem resiste e tenta fazer daquilo que gosta, um modo de vida.
Não é um post sobre a calçada portuguesa, É um post sobre uma ideia bonita, uma tentativa de aliar uma paixão ao útil e ao belo.
Ainda que aos olhos de muita gente Lisboa só tenha de belo os seus pavimentos, a verdade é que Lisboa é uma cidade cheia de história contada em cada esquina, em cada pedra e em cada modo de se construir. E a calçada portuguesa faz parte dela.
Tropecei nesta ideia através de um primo-autodidata-que-não-consegue-estar-parado.
Encantei-me. As possibilidades são infinitas e o resultado a duas cores é simplesmente... belo. 
Existe um Kit para nos iniciarmos, e para quem não faz a coisa pela metade e prima pela perfeição, aqui pode ficar a saber bem mais sobre esta arte (a original).
Para que estiver interessado, os contacto estão no facebook em Micro-Calçada.
E não sei, mas parece-me ser um daqueles hobbies (passatempo caiu em desuso) que encaixa na categoria de... terapeutico.

11 de fevereiro de 2013

Concurso de Comunicação

A Oikos - Cooperação e Desenvolvimento lançou um concurso de comunicação para jovens dos 18 aos 26 anos.
Linhas muito gerais, é escrever um "post" jornalístico sobre o presente e o futuro da alimentação tanto a nível global como a nível local (ver o link em baixo para mais informação).
A apresentação dos textos é só até dia 23 de Março, os participantes têm que residir num dos países onde decorre o concurso (Itália, Portugal, Polónia ou Reino Unido) que premiará, cada um, um vencedor nacional (4 vencedores a nível europeu).
O melhor "post" (de Portugal) receberá um apoio de 3750.00€ para um estágio ou para a continuação dos seus estudos na área da comunicação social.

E não é uma excelente maneira de começar? Não deixem de participar, as mentes jovens fervilham de boas ideias e este mundo precisa tanto delas.

Toda a informação aqui. Boa sorte!

6 de fevereiro de 2013

Lisboa Antiga

Visita de médico.
Deixo aqui o link para o registo (em imagens) de como se foi construindo a cidade de Lisboa.
Muito giro, aqui.

5 de fevereiro de 2013

Ano Internacional de Cooperação pela Água



Este é o Ano Internacional da Cooperação pela Água.
A água é um direito universal.
Já aqui falei da primeira iniciativa de cidadãos europeus, "Right to Water" que tem por objectivo impulsionar a criação de legislação que implemente o direito humano à água e ao saneamento no espaço europeu.
Milhões de pessoas continuam ainda sem acesso a água limpa e própria para consumo, mesmo na europa.
São necessárias um milhão de assinaturas válidas de cidadãos europeus, por favor, divulguem e não se esqueçam de contribuir (com a vossa assinatura) para um mundo melhor, não custa nada.
No site existe muito material que pode ser usado para ajudar a divulgar.
Obrigada

Não beba leite, pela sua saúde


Não pertenço ao grupo de pessoas que "obriga" os outros a pensar como eu, na verdade sigo o meu caminho e até me agrada a troca de ideias que nos iluminam as alternativas que temos.
Fui uma privilegiada porque cresci no meio da natureza, aprendi com a terra o que devemos e podemos fazer para com ela usufruirmos de uma simbiose (quase) perfeita.

Desde que me conheço que detesto leite. E tendo crescido no meio de gente humilde que cultiva a terra, não gostar de leite era um insulto porque leite era o melhor alimento que existia (o melhor alimento a que eles tinham acesso). O pequeno-almoço era um momento de horror para mim, nos dias em que conseguiam que eu bebesse leite, bebia a taça de nariz tapado e assim ficar durante ainda algum tempo para não sentir absolutamente nada do sabor.

Quando cresci mais um bocadinho acabou. E a única coisa que ainda vai é um iogurte e de vez em quando o Kefir.
Mas isto tudo porque afinal, eu tinha razão! :-) Sempre disse (e quem me conhece sabe) que leite só é bom para bezerros (vitelos, vá) de 30 Kg.
Leiam aqui, é importante e decidam o em consciência.

23 de janeiro de 2013

Sugestão


 
Desta "marca" gosto do pão de Espelta, que é de todos os pães de Espelta, de comer e chorar por mais. Mas hoje o papá trouxe pão de Kamut com bagas goji e sementes de abóbora e girassol (e linhaça), fresquinho. À primeira vista, não dei muito por ele, não me agradam coisas moles (passas e afins) a habitar o pão, mas depois, provei e fiquei rendida. É bom (mas o de Espelta continua no topo da lista), é biológico e cheio de coisas boas que fazem bem à saude.
Recomendo.

14 de dezembro de 2012

Para o fiel amigo

Para muita gente, o melhor amigo continua a ser o eterno bichinho de quatro patas que desde sempre acompanhou o homem ao longo da sua evolução.
Manteve-se fiel, resistiu a abandonos e maus tratos. Resistiu a apuramentos de raça, resistiu a "freak shows" e combates. E permaneceu.

Adoro cães, tive o privilégio de os ter como companhia ao longo de grande parte da minha vida, tive casos de verdadeira dedicação e amizade (deles para mim). Foram os melhores companheiros daquela viagem de infancia/adolescência que eu alguma vez poderia ter tido.

Acho maravilhoso sempre que encontro  mostras de dedicação do homem para com o cão (na verdade, acho maravilhoso sempre que encontro mostras de dedicação do homem seja para o que fôr).
Nestes tempos "interessantes" em que vivemos, com o número de animais abandonados a aumentar porque há cada vez menos condições para os manter, são obviamente também, cada vez menos os mimos (leia-se compras) que se destinam ao fiel amigo. Por isso, quando encontro coisas simples que nos fazem investir apenas algum tempo, cuidado, criatividade, carinho e bons momento passados em família (caninos incluidos), maravilho-me e fico grata por poder testemunhar.

Sem preço de qualquer espécie, AQUI (escolher por arquitecto) é só fazer o download da habitação que mais agrade ao amiguinho/crianças/dono e depois é só construir o projecto em familia, a várias mãos e patas. Sem preço mas com muito valor.
Perfeito para o tipo de época em que estamos.

7 de dezembro de 2012

I, Pet Goat II


By Heliofant

O simbolismo no seu melhor.
Para amar, odiar, comentar, interpretar, mas principalmente para pensar.
 aqui uma interpretação e aqui uma entrevista do realizador Louis Lefebvre ao Infowars.

6 de dezembro de 2012

A nossa própria energia é a melhor

 
Em escolas por aí, os agentes da Escola Segura andam a fazer pequenas intervenções de prevenção, distribuindo documentação importante e informando sobre os vários "perigos" que espreitam os adolescentes. Não foi na escola do meu filho, foi na escola de um colega de trabalho, por isso, não sei há quanto tempo estas "apresentações" são feitas, nem com que frequência, nem em que escolas.
Acho interessante e pelo folheto (e pela acção) fiquei a saber de muita coisa que desconhecia.
Como em tudo, também estes produtos e formas de chegarem aos miúdos "evoluem" mas, neste momento, o que se conhece está aqui. Sei que esta documentação muitas vezes serve mais para assustar os pais do que propriamente os informar a eles, mas pais informados é meio caminho andado para uma prevenção vantajosa.
aqui

27 de novembro de 2012

Seminário


O Núcleo Português de Estudos Junguianos apresenta pela primeira vez em Lisboa, a 1 de Fevereiro de 2013 no CCB, o Seminário "Interpretação dos Sonhos - Uma perspectiva Junguiana" com o autor, professor e analista Murray Stein.
 
--O seminário será dado em Inglês--
Data: 1 de Fevereiro de 2012, 6ª feira
Local : Centro Cultural de Belém - CCB
Hora: 20:00 às 22:30
Valor:
- Para público em geral: 
40€  ou 30€ até ao dia 10 de Dezembro 
- Para alunos e ex alunos do curso de Introdução à Psicologia Junguiana:
30€ ou 20€ até ao dia 10 de Dezembro
     
Informações e Inscrições:
     
 

26 de novembro de 2012

23 de novembro de 2012

Volkswagen T1 Camper Van

Imagens da net

Apaixonei-me.
Linda, assim ou no tamanho original, é daquelas coisas...
E é um daqueles presentes que os pais vão achar mais piada que os filhos.
Daqui.