Mostrar mensagens com a etiqueta Divulgação. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Divulgação. Mostrar todas as mensagens

18 de novembro de 2017

Faça acontecer

Foi por ter recebido a mensagem no telefone a convidar à participação que pensei "já passou um ano?"
Quem participou noutras edições recebeu provavelmente uma sms a lembrar, quem nunca participou, vai sempre a tempo de começar. É só até dia 22.
E sim, passou um ano, parece impossível. Senti o dever e a vontade de partilhar, é das pequenas coisas em que parece que podemos ter uma palavra a dizer.


Cinco posts abaixo (passou um ano) está tudo explicado, igual ao ano passado. Não há que enganar.
Rápido e fácil.

10 de novembro de 2016

Orçamento a votos


Para o cidadão lisboeta mais distraído, o Orçamento Participativo de Lisboa está a votos. São 182 projetos para eleger 88.
No site [Aqui] explica tudo. Clicando em "Edição Atual" e depois em "Projetos em Votação" dá para ficar a conhecer cada um deles. Cada cidadão tem dois votos - um para projeto estruturante e outro para projeto local. Votar é fácil, pode ser presencialmente, por internet ou, o meu preferido, mandar um SMS gratuito para o nº 4310 com  o nº do projeto que queremos.
A votação decorre até 20 de Novembro. 

19 de abril de 2016

31 de março de 2016

Contar Histórias


Um programa que pode ser engraçado para toda a Família. E mais ainda porque o fim de semana avizinha-se  chuvoso.

11 de outubro de 2014

A verdade sobre a saúde

Há cerca de um mês "celebraram-se" os 35 anos do Serviço Nacional  de Saúde. Mais ou menos pela mesma altura recebi em casa uma carta do Centro de Saúde a dizer que a minha médica de família tinha assumido outras funções e por isso não poderia mais ter o nosso processo a seu cargo. Transferiram o nosso processo para a Brandoa, enviaram-me a carta para casa mas transferiram o processo para a Brandoa. Se calhar, transferir o processo para a área de residência do utente é algo que vai para além das competências do Centro de Saúde.
É curioso pensar que nos Estados Unidos (onde os cuidados de saúde só existem para quem tem dinheiro para pagar um seguro) trabalham para terem um serviço nacional de saúde,  e que por cá segue-se exactamente pelo caminho oposto, cada vez mais as pessoas só conseguem os cuidados de que precisam através do seguro. 
Talvez devêssemos ter escolha, uma vez que as reformas também estão cada vez mais pequenas, talvez devêssemos escolher pagar segurança social e ter serviço de saúde e reforma ou não pagar e ter seguro e PPRs...

Mas este post não é por causa disso, este post serve para divulgar um documentário sobre o Cancro.



Vivemos numa época em que as pessoas estão tão envolvidas nos esquemas médicos e farmacêuticos que não conseguem já pensar em cura sem pensar em medicamentos, 
A  ideia da alimentação, vitaminas, ervas que durante milhares de anos preveniram e curaram doenças, foi-nos sendo afastada aos poucos.
Os próprios médicos não permitem já aos seus doentes a sua própria capacidade de cura, cada vez mais tratar sintomas é uma mina de ouro, uma receita para cada sintoma e a farmacêutica esfrega as mãos de contente. Não interessa a cura, interessa tratar os sintomas.
Sejam tóxicos ou não, com efeitos secundários do outro mundo ou à base de ervas a preços mirabolantes super-hiper inflacionados, a verdade é que quem dita as regras tem também o poder legal para criar esta ilusão de valor. A cura não é rentável.

A medicina já não é séria, A medicina já não quer saber de encontrar a cura, já não quer saber a causa dos sintomas. Trata-se cancro com radiação como se a falta de radiação fosse a causa do cancro.
O que a natureza tem para nos oferecer, e que sempre nos tratou, é agora perigoso. As farmacêuticas são donas da verdade e os seus discípulos são os médicos.

A começar a 13 de Outubro, um documentário em 11 partes. A Verdade Sobre o Cancro, on-line, gratuíto e com inscrição aqui.
Cada "episódio" estará disponível por 24 horas, para ver à hora de maior conveniência. 

5 de setembro de 2014

Mundo muito giro

Em 2012 foi assim.  Foi giro, foi muito giro. Uma experiência nova que valeu bem a pena.
Agora vem aí a edição deste ano.



27 de junho de 2014

A qualidade da água que bebemos

Imagem retirada da net

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública sobre a qualidade da água potável com a intenção de melhorar o acesso (na União Europeia) à água potável de qualidade.
Esta consulta vem em resposta à iniciativa Right to Water (que o ano passado precisou de reunir um milhão de assinaturas com várias cotas por vários países - e que nós infelizmente não conseguimos atingir).

O Objectio agora com esta consulta é saber o que pensam os cidadãos das necessidades de melhoria do abastecimento de água potável de boa qualidade, e preços.
Esta consulta estará disponível até dia 23 de Setembro, é dirigida a todos. Todos deverão responder.

A partir do ponto 4 as respostas podem requerer o conhecimento da Directiva da Àgua Potável mas não é obrigatório responder a todas as perguntas. 
Reservem uns 15 minutinhos e não deixem de responder ao questionário, queremos tomar parte e ainda que achem que é uma ilusão, não deixem passar em branco. Temos a obrigação de lutar por nós. O ano passado precisávamos de 16500 assinaturas, ficámos pelas 15 800... somos 10 milhões.

A 17 de Maio deste ano o Governo Grego declarou ilegal um referendo popular (ameaçando com ordem de prisão por obstrução ao processo eleitoral)  que se estava a  formar para perguntar ao povo se concordavam com a privatização da água na Tessalónica (segunda maior cidade do país).
Não queremos acordar um dia e perceber que a água passou a pertencer a alguém e, que nos vão cobrar o que bem entenderem para nos dar de beber. 
Acho que já aqui o disse uma vez, logo a seguir será o Sol, o Oxigénio, etc.  Imposto do ar respirável, a taxa da vitamina D... e é melhor não dar mais ideias!

E já agora, se puderem divulgar a consulta pública, deixo aqui um obrigada do tamanho dos oceanos.

19 de junho de 2014

Made by Bloop


É minha, veio de Leiria, da Bloop
Uma nova forma de encarar o mundo. We wear what we are.
Nasceu no inicio deste mês, é 100% nacional, sangue novo a investir no país.
À escolha ou por encomenda. Para festas, reuniões, encontros, empresas. Para formar uma equipa, ou para uma familia unida. Para marcar uma posição ou simplesmente para encantar alguém. Para um pacifista ou um contestador, somos o que somos. Mas sempre com um espirito rebelde.
E depois, como me fica perto do coração, partilho aqui. 
E não é uma impressão ranhosa num algodão ranhoso, e  não custa os olhos da cara...
Aceitam-se encomendas.

1 de junho de 2014

Sábado de livro





Há dois anos lá estivemos para ver nascer um novo projecto. Hoje o projecto continua.
"O meu nome é..." o nome de todos nós. Um livro pensado para crianças não tão pequeninas, cheio de "tesouros" para descobrir. Do site(blog) descarregam-se uns selos/cromos para compor a história. E as próprias páginas do livro formam um desenho inteiro, como um puzzle mas sem direito a arrancar as folhas.  
Eu sei que sou suspeita mas, é tão bonito, os desenhos da nossa Ritinha são tão, tão, mas tão lindos! E a ternura que passa em cada um deles, e a emoção de cada linha, perdoem-me (os outros ilustradores) mas não há como ela.

Foi uma tarde soalheira, cheia de amigos, família, brincadeira, gargalhadas, estávamos a precisar. E descobrir coisas novas e bonitas é sempre bom.

Ah, é verdade, fora de publicidades ou patrocínios (que não existem) porque este espaço permanece o meu espaço de partilha, se alguém por aí estiver interessado, é por aqui que se consegue adquirir o livro, e autografado ainda por cima.
Esta menina vai longe.

PS - a miúda gira de máquina fotográfica em punho é daqui.


28 de maio de 2014

Histórias com coração


Não conhecia a AJUDARIS, fiquei a conhecer porque me ofereceram o livro "Pequenos gestos, grandes corações" (2013). Todos os anos a AJUDARIS se junta a uns quantos ilustradores e dá cor e vida a histórias escritas por crianças, para crianças.
A AJUDARIS é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que luta contra a fome, pobreza e exclusão social. Fica no Porto e intervem em toda a sua área metropolitana. Vive de parcerias, doações e voluntariado.
A ideia dos livros é muito boa. Ilustradores de nome ajudam a dar vida a histórias que vão ajudar a vida de quem mais precisa. 
Um monte de histórias, um monte de sorrisos, por 5€. Acho que vale a pena.

Só coisinhas boas


23 de maio de 2014

Como nos sentimos

No editorial da revista Prevenir do mês de Abril vem um link para uma TED talk brilhante sobre a depressão.
É um tema difícil mas um acto corajoso, uma conversa não só na primeira pessoa que nos dá a conhecer um pouco mais desse mundo estranho que são os caminhos da mente e o esforço sobre-humano que todos os dias é necessário enfrentar.
Andrew Solomon, um escritor nova-iorquino que conheceu a fundo a inacção, a tristeza, a falta de vitalidade, e tudo o mais que a caracteriza. 
Simplesmente a não perder. Aqui.

16 de maio de 2014

Cem dias felizes


Dizem que são necessários 28 dias para mudar um comportamento. É o tempo que o cérebro necessita para quebrar um hábito.
E já que a felicidade vem de dentro, bora lá ser feliz!
Tudo aqui.

4 de maio de 2014

LEGO Fun Event - Oeiras Brincka 2014










Acaba amanhã (domingo), para quem gosta mesmo é a não perder e as crianças vão adorar. Em Porto Salvo - Oeiras (1ª saída da A5, sentido Lisboa-Cascais, depois da área de serviço). 
Procurar o Pavilhão dos Leões de Porto Salvo (perto do mercado).

4 de abril de 2014

Workshops de Cerâmica


Dois Workshops de Cerâmica a acontecer agora em Abril.
Formadores: Vasco Baltazar, Ricardo Lopes e Nuno Mota
Inscrições e todas as informações por: culturaemcativeiro@gmail.com

Posso dizer-vos que conheci o Vasco por razões profissionais e para além de ser uma pessoa fantástica, é um excelente ceramista. Não podiam ficar em melhores mãos.
Tenho para mim que qualquer trabalho manual que se faça implicando concentração, é uma extraordinária forma de meditação, liberta-nos daqueles pensamentos atrofiantes do dia a dia que nos impedem de ver mais além. E depois, a aprender coisas novas com pessoas fantásticas, é tudo em um.


11 de março de 2014

Evoluir com os tempos

Versão tablet e smartphone!
Simples, inovador e principalmente acessível.
Não uso mas adorei a ideia. Só é pena não ter uma gestão (mais) sustentável... nem toda a gente recicla o plástico das esferográficas.
Aqui a notícia.

14 de fevereiro de 2014

Lenços e Solidariedade


Vania Castanheira, Moçambicana/Portguesa/Brasileira a quem a vida de repente puxou o tapete, soube dar  uma volta brilhante à vida e à doença. Ela tem um desejo para este ano, uma pequena ajuda à autoestima das mulheres a quem o cancro despoja até a imagem.
Aqui no post de um blog cheio de optimismo e vontade de viver onde ela conta tudo o que passou.

16 de janeiro de 2014

Alimentação global

O mundo é hoje mais pequeno e cada vez mais o global é onde pertencemos. As vantagens são muitas, a começar pela informação. Somos hoje mais informados do que alguma vez fomos, mas nem por isso as nossas escolhas reflectem um comportamento mais a par com toda essa informação.
Um terço dos adultos em todo o mundo tem excesso de peso ou é mesmo obeso, as dietas tendem a seguir na linha da carne, gorduras e açucares, e estamos (globalmente falando) a braços com um problema grave de saúde pública.
Se a vontade politica (até aqui) seguiu na direcção dos lobbys das grandes empresas alimentares, talvez este problema de saúde pública que mostra já alguns contornos, e os gastos que se adivinham sejam suficientes para as mudanças de opinião.
É claro que existe sempre a argumentação do auto-controle de cada um, mas não me parece fácil, o vício da comida, principalmente do açúcar, é como outro qualquer, é um vício. A resposta estará provavelmente na prevenção e na oferta ao público.



Mas para conhecer um pouco mais a fundo como anda a alimentação do mundo,  aqui, o trabalho com muita informação onde fui buscar os gráficos. Vale bem a pena ler.