Mostrar mensagens com a etiqueta Dias para guardar. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Dias para guardar. Mostrar todas as mensagens

12 de fevereiro de 2013

Carnaval

Concurso de Eco Máscaras da escolinha


O grupo dos primeiros a chegar de manhã


O meu pirata preferido
E assim foi o Carnaval deste ano, são os dias mais animados de escola, nunca vi tanta alegria de manhã à chegada. E se pudesse tinha lá ficado, começar assim o dia foi... inspirador.
Tempos tão bons.

20 de novembro de 2012

Viva o dia do Pijama

É Dia Nacional do Pijama
 
E assim fomos para a escola


A casinha dos pijamas já com alguns donativos

As casinhas com donativos em dinheiro

Os amiguinhos

E os trabalhos feitos em grupo (em casa) com os pais
 
Foi contagiante, a alegria era total. Só faltava aparecer o Pai Natal.
Saí da escola tão bem disposta com a alegria deles, espero que consigam contagiar toda a gente.
72 mil crianças a ajudar outras crianças, é bonito, é bom e alegra-nos a todos.
Feliz dia do Pijama.

A Fábrica da Pólvora

Andávamos para lá ir desde o nascimento do G (já lá vão três anos), fomos este fim de semana.
Um espaço extremamente bem aproveitado para o lazer (e cultura), dá para levar um livro e passar uma tarde tranquila.
Muito bonito e muito bom para as crianças. Também dá para levar as bicicletas, só é preciso que não chova.
Inicialmente uma fábrica de armas fundada por D. Manuel I, mais tarde dedicada apenas ao fabrico da pólvora, com as águas da Ribeira de Barcarena para mover as Galgas. Hoje muitas das peças podem ver-se no museu da Pólvora Negra (ali instalado).
Para além de espaço de passeio com inumeros recantos tranquilos tem também parque de merendas e infantil, circuito de manutenção, restaurantes com música ao vivo e auditório para 700 pessoas.
Recomendamos.




12 de novembro de 2012

O mundo a brincar





E foi assim a brincar que se percebeu mais ou menos como funciona o mundo (uma parte).
Chegámos e após a inscrição (onde um adulto recebe uma pulseira que corresponde à da sua criança), fomos entregar os brinquedos que já não se usam. Por cada brinquedo foi-nos dado um valor em "giros" (moeda deste mundo de brincar). Com esses giros fomos às compras.
Ele escolheu, contou as notas, entregou-as e recebeu o carrinho em troca. Comprou ainda um loto do Noddy e um puzzle de madeira também do Noddy. Tentei não interferir ao máximo, afinal os brinquedos eram dele, ele decidiu que brinquedos entregar (embora tenha custado um bocadinho e não tenha saído de casa sem um arrependimento de última hora). O "dinheiro" pertencia-lhe e ele decidiu onde gastá-lo.
Falou das compras que fez e hoje lá levou o Loto para a escola e contou a quem quis ouvir que o tinha comprado no mercado dos brinquedos.
Para o ano há mais.
Recomendo, a iniciativa vale a pena.

24 de outubro de 2012

Uma festa em grande para gente pequena







Finalmente, a mãe atualiza o blog e mostra o dia mais feliz de que há memória.
Foi assim a festa prometida e tão desejada. Muita animação, muita correria, muitos saltos, muitas saudades.
Muita teimosia à mistura, própria de quem experimenta e se quer valer da já tão grande idade.
(Valeu-lhe uma valente constipação que nos manteve três dias fechados em casa).

Mas não há palavras que cheguem, são os primeiros amigos que ficam para sempre. Foi a primeira festa. É todo um início.
E no fim, lágrimas, lágrimas pequeninas de quem não se quer deixar sem promessa de reencontro.

E ou eu muito me engano ou vou ter uma nora linda!
Ela ficou do lado de fora do portão e ele, cá dentro a chamar por ela... não é de ficar com o coração pequenininho (do tamanho deles)?

9 de outubro de 2012

E o animal preferido foi...



... o Golfinho!
O macaco em segundo lugar e depois uma luta muito renhida entre o leão e o elefante!

Aquilo até começou bem, segundo fui informada (pela V - auxiliar da sala) mas depois, o espetáculo dos Golfinhos ainda é um bocadinho grande para estas idades e eles começaram a fartar-se.
O meu filho estava moídinho de todo, achei que adormecesse no carro a caminho da casa e assim foi. Acordou quando o peguei ao colo para o levar para cima e assim ficou, entre cá e lá até ás nove e meia da noite. Já perto dessa hora resolveu explicar como foi o dia:
"- Era os gôfinhos mas depois eu já estava fato daquilo e fui pedir à V para pócurar ôto bichinho. E ela disse já vamos, já vamos!"
E pronto, um dia para não esquecer tão depressa, quanto mais não seja pelo cansaço.

24 de setembro de 2012

Domingo




Domingo não foi só o primeiro dia de Outono, nem foi só o dia de andar a pé na Marginal, domingo foi o dia de aniversário da G.
O programinha manteve-se, S. Pedro foi amiguinho. A ideia era eles poderem andar de bicicleta em plena Marginal e assim foi.
Estava com algum receio do pós festa, pensei que o meu G voltasse à carga com a escolinha antiga mas até ver, está tudo tranquilo.
Gostei de ver as crianças, estão todos tão crescidos, o pior é que tenho/temos mesmo saudades deles, desde os poucos meses até agora, aos três anos. O tempo passa mesmo depressa.
Um policia alertou a aniversariante para o excesso de velocidade
Os parabéns cantaram-se no bar da praia, o bolo tinha a pantera cor-de-rosa e a diversão foi mais que muita.
E o que ele andou de bicicleta foi excelente para a sesta que se seguiu.
Foi uma manhã bem passada.

4 de setembro de 2012

Portugal dos Pequenitos











As férias terminaram no Portugal dos Pequenitos, parece que andámos no percurso de Cassiano Branco...
Portugal dos Pequenitos é altamente recomendável para todas as idades "pequenas" (e grandes).
Começam por brincar às casinhas porque a escala assim o proporciona, e aprendem que a Arquitectura tradicional varia não só por todo o país, como ao longo da história, com a história.
Pequenos museus da marinha, do traje, do mobiliário. Reproduções de alguns dos monumentos mais conhecidos.
Já lá não ía há muitos muitos anos, mais de uma vida, acho eu. Foi tão bom.
E o orgulho de ver turistas por lá encantados com este nosso cantinho...
Recomendo mesmo.

7 de agosto de 2012

Tenho tantas saudades




Já me lembrei hoje tantas vezes de Estocolmo que tive que ir buscar estas fotos ao baú...
Será? Será alguma mensagem da vida? Lembrar-me assim tanto de uma coisa no mesmo dia?
Assim de repente não vejo jeitos de tal acontecer, só posso ter férias daqui a uns 15 dias e não há propriamente "T€mpo" para uma aventura destas, por isso, não sei o que poderá ser...

A primeira vez que fui a Estocolmo foi no Verão de 2005, fui (entre muitas outras coisas) conhecer o Sol da Meia-noite.
A viajem foi um escape, um "refúgio", uma dádiva, uma benção para a altura em que foi. Foi maravilhosa, apaixonei-me perdidamente pela cidade.
Voltei lá em Janeiro de 2009, a "empresa-mãe" era sueca e fomos todos a "casa" para um festa, foi-nos oferecida a viagem por termos atingido os objectivos propostos. Foi igualmente bom, conheci Estocolmo de uma maneira completamente nova e tal como da primeira vez, voltei a apaixonar-me perdidamente.
Quero lá voltar milhares de vezes e não preciso de mais, quero apenas ser igualmente feliz.

Tenho tantas saudades!
.

31 de julho de 2012

O último dia

Uma das tarefas mais difíceis de fazer é encontrar uma escola nova para colocarmos os filhos.
Foi um trabalho hercúleo que empreendi entre Abril e Maio.
Por imposições da vida, o G não vai poder continuar na escolinha onde esteve estes dois anos. Encontrar um local que me agradasse, que cumprisse todos os requisitos que coloquei na minha cabeça e atingisse a fasquia, foi, obviamente muito difícil.
Mas a escolha está feita e para bem da minha sanidade mental, deixei este assunto para trás há muito. Ficou resolvido.

O segundo ponto (e mais difícil ainda) desta agenda, é, deixar os amigos. Toda a gente me diz "custa mais a nós que a eles", acredito, e ainda bem. De qualquer modo não é fácil, vejo o G feliz a brincar com os amiguinhos, a falar deles em casa e a cada dia vai-se partindo um bocadinho mais do meu coração.
Foram dois anos (quase a vida toda dele), foi a primeira escola. Duas das amiguinhas conhece desde os três meses, e ali fez o primeiro melhor amigo. Aquele sítio foi a primeira expansão do seu mundo, a vida dele sem os pais, sem o ninho.
Foi sempre tudo muito tranquilo, muito aberto. A Dita, (a educadora) aturou-me as manias todas, as fotografias a toda a hora, os balões, as minhas permanências desapropriadas (sim, tenho noção...). A Carla (a auxiliar) aturou todas as birras, manhas, manias, palermices durante os dois anos. Sei que os adora e sei que adora o caminho que faz a vê-los crescer, tem um coração doce e eles tiram partido.
E depois, o grupo de pais, o contacto que nos permitimos ter todos, atroca de informação, a disponibilidade, a ajuda. Recordarei sempre os ensaios do teatro de Natal, a contribuição de cada um.
Foi muito bom, foi em tudo uma excelente experiência, acho que fiquei mal habituada e lá anda a fasquia a dançar bem alto...
"E por último", como diz o G, o espaço em si, cheio de natureza por todos os lados, o "jardim da Celeste", tranquilo, com os baloiços e escorregas da praxe, tem uma horta com cebolinho, salsa, coentros, tomates, batatas, etc. O G leva-me sempre lá "tás a ver? tem batatas!"
Tem a caixa de areia, tem as casinhas que eles adoram e habitam a toda a hora.

Estou a esquecer-me do Zé e da Vera, duas pessoas que pelo trabalho que fazem, são as grandes paixões do pessoal pequeno. O Zé é o professor de ginástica, foi a melhor coisa que lhes podia ter acontecido este ano, poder pular, rebolar, cabriolar de todas as maneiras e feitios e ainda por cima com um professor a mandar fazer, é do outro mundo!
E a Vera, a professora de música. É incrível o repertório que uma criança de dois anos consegue ter. E, se por acaso conheço alguma das canções (ou aprendo com ele), não posso cantar porque eu não sei, "não mãe, tu não, é assim olha..." e canta e canta e canta, "tás a ver?".

Como sempre partilhei com o grupo (pais e professora) as fotografias que tirei, ontem à noite fizemos bolachinhas em modo de agradecimento à Dita e à Carla. Sei que é pouco, mas nada que pudesse comprar estaria à altura da situação, e nada poderia dizer mais "obrigado" do que algo feito por nós de propósito e o G fez o desenho dos cartões.

E assim se fecha um ciclo, e por muito que me prepare para cada vez que ele me perguntar pelo L (melhor amigo) e para nos primeiros dias ele me dizer que não quer a escola nova mas a antiga, nada, nada me valerá.
Haja coragem.

24 de junho de 2012

Primeiro fim-de-semana de Verão

Seguir para sul
rumo a outras paisagens

rever velhos amigos

fazer coisas de que tinha saudades

andar completamente à vontade

aprender a suportar o calor

lambuzar-me de malencia

ver a fruta a crescer nas árvores

aprender como nascem as cebolas

passar tempo valioso em família

rever mais velhos amigos

descobrir sobre a paisagem alentejana

Encontrar pinhas "floridas" nos pinheiros

apanhar figos e teimar em carregar a caixa

procurar a bola no meio do feijão

descobrir mangueiradas de verão e seguir descalço

comer caracóis

Encantar-me com as cores do fim do dia