Mostrar mensagens com a etiqueta Dias diferentes. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Dias diferentes. Mostrar todas as mensagens

16 de setembro de 2013

Caparica



O pai chama-lhe o "mano-velho" porque foi o seu primogénito e porque a diferença entre eles é maior do que alguma vez imaginaria.
Foi um fim de tarde na Caparica que nos deu ainda muito do seu persistente Verão.
A alegria foi muita principalmente porque encontrou no mano um companheiro de brincadeira. A C é uma ternura, cativou o piolho assim que o viu, de tal forma que só queria ela ficasse ao pé dele.
É bom vê-lo assim, com família alargada, com mais referências, com a enorme alegria de quem é querido por todos.
Não estamos juntos muitas vezes até porque temos um país pequenino de distâncias mas grande, imenso ainda na falta de infraestruturas. Para quem tem o modo de vida de Lisboa parece estranho que noutros locais se viva de maneira diferente, mas a verdade é que na cidade grande se vive loucamente a velocidades vertiginosas e o bom da vida passa muitas vezes ao lado. 
Mas na calma de um fim de dia junto à praia, não se pensa muito nisso. Ficam "algumas" fotos para marcar um dia muito especial.












9 de julho de 2013

Correr só porque sim

Gostava de conseguir correr, gostava de ter a resistência necessária para conseguir correr pelo menos uma meia hora seguida. Mas sou completamente pés de chumbo. Não sei se é coisa de organismo (uns conseguem e outros não) ou se é preciso uma educação necessária nesse sentido, provavelmente será.
E depois há aquele bónus de se perderem uma montanha de calorias só num bocadinho...
Vinha a ouvir na rádio o anúncio da Urban Trail, e fiquei mesmo com vontade, as imagens são fantásticas e os desafios (circuito com provas) devem ser giros. Também se pode participar em caminhada, é uma hipótese quem sabe? Vou pensar no assunto.
Alguém por aí?

20 de junho de 2013

Os sons da cidade e o Verão

É já amanhã, amanhã às 6:04 começa o Verão e às 10 da noite Lisboa (em si) vai dar concerto.
São mais de 100 sinos, 25 "barcos", 6 eléctricos, 2 comboios e 6 corporações de Bombeiros.
Um concerto de 7 minutos (em homenagem às 7 colinas da cidade) com os sons da cidade.
Toda a informação aqui. A não perder (só espero que a CP amanhã não faça greve.... ).
 

28 de maio de 2013

A Festa do Cavalo



Desde miúda que gosto de cavalos, nunca tive nenhum, nunca sequer montei nenhum mas foi e é animal que sempre adorei.
Não sou muito de estar onde estão os cavalos, gosto mas gosto naquela perspectiva mais para o lado de cowboy de ter o cavalo como animal para disfrutar em toda a sua capacidade e grandeza do que para exibir, não que tenha alguma coisa contra (só acho um desperdício) cada um faz o que tem que fazer e, por cá, para apreciar, só mesmo assim, não há propriamente ranchos a torto e a direito.
Continuando. Todos os anos há em Porto Salvo (ali perto do Oeiras Parque) no último fim de semana de Maio, a Festa do Cavalo e, claro, o ano passado levei lá o meu piolho para ele conhecer os bichos grandes e (apesar de já não se lembrar) este ano foi ele quem pediu para ir ver os cavalos. Pediu, pediu, pediu, pediu tanto que tivemos que lá ir a correr no domingo antes de almoço. Pela hora achei que já nem íamos ver nada mas, ainda apanhámos a prova [que chamei de corridas de charrete e depois percebi que se chama] derby de atrelados (as minhas desculpas aos entendidos). Seja como for, os cavalos são animais lindos com atrelados ou sem atrelados, em derby ou corrida em trote ou a galope, são sempre animais majestosos e fazem imagens maravilhosas.

19 de março de 2013

A todos os Super Pais


 
Um dia Muito Feliz!
(Imagem descaradamente "roubada" da escolinha da criança e partilhada para que todos possam, aos olhos dos seus rebentos, ser ainda mais super que nos outros dias)

78 anos


Entre as duas (eu e a R).
Um número a não passar despercebido.
A "festa" foi espontânea e assim são as melhores. O bolo não era das winxs mas era de chocolate. Valeu.

13 de fevereiro de 2013

Novos fotógrafos

Pelo menos mais um desde o último fim de semana.


À esquerda o fotógrafo em pleno acto criativo e à direita o resultado.



Os vários resultados, temas escolhidos por ele e a primeira à mamã

31 de janeiro de 2013

Trabalhos importantes


"- Mãe eu estou a fazer um t'abalho muito impo'tante!"
E não é que estava mesmo.

A febre voltou vinda sabe Deus de onde, foram só dois dias mas o suficiente para desorganizar tudo à nossa volta. Muitos dias em casa são complicados por todas as razões, faltar ao trabalho, faltar à escola, é o descontínuo, a quebra de hábitos (saudáveis), a permissividade um pouco mais esticada, o juízo toldado pelo coração apertado, a preguiça, a sanidade mental, etc.

Afastá-lo da televisão não é difícil, encontrar "tarefas" que prendam a atenção (durante um tempo razoável) de uma criança de três anos é que não é fácil.
Valeu-nos um trabalho de casa da escola que consistia em fazer uma máscara com materiais reciclados (ainda não tirei a fotografia). Trabalho para ser feito com mãe/pai para um concurso na escola.  Cada fase deste nosso pequeno projecto foi pensada de modo a que ele participasse o mais possível mas, a capacidade dele estar sentado a uma mesa e pintar a mesma peça/desenho durante mais de 5/10 minutos, é mentira. Ou se altera o trabalho com muita frequencia ou acabamos sozinhas à mesa. Quando juntei as peças todas e as colei chamei-o.
"-Gostas assim?"
Estendeu o braço para cima, palma da mão aberta para mandar parar "- Mãe, está bom assim, não faças mais nada!" - e acrescentou - "Acho que vamos ganhar um prémio."
Eu não acho (aproveitei logo a deixa para explicar que o bom é participar e etc...), e mais, acho que a rapidez com que resolveu que o trabalho estava concluido deixou no ar um cheiro a "não vou dizer que não gosto porque senão ainda tenho que ir fazer mais".

20 de janeiro de 2013

Tréguas

Parece que a febre está finalmente a ceder, deu ainda um ar da sua graça por volta da hora do almoço mas desde aí que não tem dito nada.
Foram três dias e pior, três noites para esquecer. O papá cedeu o seu lugar na cama e o G dormiu como gosta, com companhia. Optámos por não ficar os três para ele não aquecer muito (por causa da febre), mesmo assim, foram horas de voltas e mais voltas na cama, sem encontrar a tranquilidade necessária para um soninho descansado. Muita medição de febre e muito remédio para o bucho. Sempre que o cansaço vencia um bocadinho e ele conseguia adormecer, chamava baixinho e eu dizia "o que foi amor?" e ele repetia: "Toooooooodles".
E depois das sete da manhã dormiu até às dez. Sesta é mentira e eu, eu já não suporto o loto do Noddy.
Como hoje ainda estamos de prevenção à febre, amanhã ficamos ainda em casa, será o quinto dia (suspiro!).
Amiga, o cafézinho combinado para amanhã de manhã vai ter que ficar adiado.

16 de outubro de 2012

Visita ao Mercado



Hoje é dia mundial da alimentação, o "pré-escolar" foi fazer uma visita ao mercado e comprar fruta para fazer uma salada frutas e sumo natural.
Foram aprender a forma como os alimentos chegam até nossas casas.
Diz quem lá esteve (não eu, infelizmente) que crianças no mercado eram mais que muitas, hoje foram as escolas todas para o mercado.
Tive a sorte de os poder ver e fazer muito adeus.

4 de outubro de 2012

Dia Mundial do Animal


Hoje é dia mundial de todos os bichinhos e o meu filho lá foi para o Jardim Zoológico. O dia de hoje era muito esperado, não só ía para o jardim zoológico como o almoço era piquenique e, mais importante, não haveria sesta para ninguém!
E ainda por cima, de manhã no carro, a caminho da escola, ouvimos que nasceu a primeira cria de gorila do Zoo.
Não sei se os planos se mantiveram em relação à sesta, a esta hora (4 da tarde), já devem ter chegado à escola e vão lanchar, depois, não sei.
A educadora dizia a semana passada na reunião de pais que eles agora já só dormem uma sesta muito pequenina. O meu G, em casa continua a fazer sestas de três, quatro horas.
De qualquer modo levo umas bolachinhas e um iogurte não vá ele adormecer no carro e já não querer acordar antes de amanhã...
Pode até ser que venha feliz e excitado com a visita àquela bicharada toda, eu sei que tenho saudades, adoro estes passeios, eles vêm cheios de coisas novas para contar.
Estou na expectativa, não vejo a hora de o ir buscar.

24 de setembro de 2012

Domingo




Domingo não foi só o primeiro dia de Outono, nem foi só o dia de andar a pé na Marginal, domingo foi o dia de aniversário da G.
O programinha manteve-se, S. Pedro foi amiguinho. A ideia era eles poderem andar de bicicleta em plena Marginal e assim foi.
Estava com algum receio do pós festa, pensei que o meu G voltasse à carga com a escolinha antiga mas até ver, está tudo tranquilo.
Gostei de ver as crianças, estão todos tão crescidos, o pior é que tenho/temos mesmo saudades deles, desde os poucos meses até agora, aos três anos. O tempo passa mesmo depressa.
Um policia alertou a aniversariante para o excesso de velocidade
Os parabéns cantaram-se no bar da praia, o bolo tinha a pantera cor-de-rosa e a diversão foi mais que muita.
E o que ele andou de bicicleta foi excelente para a sesta que se seguiu.
Foi uma manhã bem passada.

4 de setembro de 2012

O primeiro dia


Foi uma frente unida (só podia, não é?) que todos armámos para este temível dia.
A criança foi "bombardeada" (mas sem exageros!) com frases de encorajamento para encarar com agradável expectativa a mudança de escola. E ele ía feliz, e quando viu o escorrega enorme ficou ainda mais feliz.
Tentei disfarçar ao máximo a minha angustia (de mãe), viémos a cantar pelo caminho e rimos e foi tudo muito leve e agradável. Só foi pior quando falou no L (melhor amigo) e na G... disse-lhe que eles estavam noutra escola (não menti) e mudei de assunto rapidamente.

Seguimos directamente para a entrada (sem passar pelos baloiços), à porta a desconfiança instalou-se e dali não quis passar. A educadora veio ter connosco para o encorajar a entrar, e nada.
Com muita tranquilidade peguei-lhe ao colo com a promessa de que lhe faria companhia ainda durante algum tempo, lá fomos. Ficámos a saber que a sala dos três anos é a sala dos sapinhos, toda em tons de verde. Lá dentro a auxiliar e mais três meninos. O D e o P vieram trazer-lhe carrinhos e ele lá foi ver a caixa dos brinquedos.

Vou saltar a parte em que tive que me vir embora porque ainda que ele tenha sido levado para ver o cão (a escola tem um cão!), as lágrimas eram muitas (as dele porque eu consegui disfarçar) e ainda fiquei uns minutos no carro a tentar recompor-me.

Perto da hora do almoço a educadora já me dizia ao telefone que nem parecia que era o primeiro dia numa escola nova.
As nossas cabeças (adultos e crianças) são tão diferentes e ainda bem. A nossa experiencia de vida e medo de sofrer e principalmente querer evitar-lhes todo o tipo de sofrimento é que estraga tudo. Sofrer é inevitável, faz-nos crescer e isto não é sofrer, isto é mudança. Mudar é sempre bom.
À tarde a caminho de casa pediu-me para ir outra vez para a escola :)

Hoje ficou aos saltinhos de alegria porque íam fazer uma pintura.
Ah (suspiro!) esta vida de mãe é uma corrida de obstáculos mas com toda a certeza, de bem mais de 3000 metros. E agora, entre barreiras, retomo um bocadinho o fôlego.

15 de abril de 2012

Uma noite muito agradável



A M já me tinha desafiado para o concerto de James Morrison, não fui, não "deu" (infelizmente). Mas ela não desistiu e há duas semanas voltou à carga:
"-Bora ver Luisa Sobral?"
"-Ah e tal, o meu G, e blá blá blá." - respondi.
Mas ela não se deixou ficar:"- O teu G sobrevive bem uma noite sem ti!"
Claro que sobreviveu!
Saí de casa com um misto de sentimento de culpa e auto-recriminação mas, com o passar dos momentos de boa conversa e boa companhia essa má sensação foi-se diluindo, e a boa disposição chegou para vencer.
Quem também chegou e venceu (e convenceu) foi Luisa Sobral.
A melodia, a voz, a música, a presença em palco, a tenra idade que se deixa adivinhar, a simplicidade inteligente dos cenários, a ligação forte e a referência à família, a confiança e o trabalho e principalmente, o que me encantou, a ausência total de deslumbramento. Espero que se mantenha, é bom ver uma certa inocência, fica-lhe bem.
Desejo que lhe corra bem e que consiga fazer o percurso que sonhou porque merece.
Gostei muito. Foi muito bom!
Obrigada amiga pelo "desafio". Obrigada pela noite.
Estou até agora a cantar "Ó Xico, ó Xico..."

9 de abril de 2012

Páscoa Feliz












Que sorte meu amor, que sorte que eu tenho de te poder proporcionar a ti dias de natureza. Espaços com pedrinhas, com muros pequeninos para tu trepares. Nestes espaços que a natureza invade sem pedir licença, as gatas e as patas juntam-se na maternidade, os cães são os melhores amigos dos meninos, os ninhos fazem-se de fios coloridos no meio dos blocos de cimento, a paisagem tranquilamente cuprimenta-nos e as lesmas passeiam-se sem pressas.
E no final do dia, a melhor comida cozinha-se nos tachos mais antigos.

13 de fevereiro de 2012

Um dia no campo

Há muito tempo que não fazíamos um "programinha" destes.
Apesar do frio, domingo foi um dia fantástico, foi dia de:

Apanhar laranjas,

passear pelo campo,

brincar com o Boris,

apanhar limões,

e apanhar mais laranjas.